Trilha da Pedra da Gávea
Viajando

Trilha da Pedra da Gávea

Trilha da Pedra da Gávea
Foto Rio do Ano Inteiro 01
Foto Rio do Ano Inteiro 01

Comprar

Para os amantes de trilha, o post de hoje é um prato cheio. A Trilha da pedra da Gávea leva a uma vista que é um dos cartões postais do Rio de Janeiro e vale muito a pena a visita. Com 855m de altura, a Pedra da Gávea proporciona aos trilheiros uma vista panorâmica da cidade, da Zona Sul à Zona Oeste, passando por toda a orla carioca. Você vai ver os principais pontos turísticos: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Pedra Bonita, o Morro Dois Irmãos, a Baía de Guanabara e por aí vai. Além disso, ainda tem a imponente Floresta da Tijuca, que faz contraste com o imenso mar azul que você vê a sua frente.

O trajeto

Ao chegar lá, provavelmente você vai se deparar com muitos carros estacionados e grupos com o mesmo objetivo que o seu. Inicie a trilha que vai pelo Pico dos 4 para ter um caminho mais livre, já que a maioria das pessoas não escolhe esta opção. A primeira hora de caminhada é sempre mais puxada, depois o corpo vai se acostumando até chegar ao topo. O ideal nessa hora é fazer algumas pausas para respirar e hidratar.
Depois de 3 horas de caminhada e uma pequena escalada você encontra a Garganta do Diabo que parece uma janela com uma vista linda. Depois daí é um passo para o topo, onde a vista é de tirar o fôlego e compensa qualquer momento de cansaço.
Na hora de descer, a maior parte da caminhada é feita na sombra. Ao chegar na Carrasqueira, existe uma decida pelas pedras que normalmente gera uma fila enorme. Caso queira evitar isso, vá com um guia que conhece a pedra lateral e auxilia na descida de rapel.
Esta trilha é considerada pesada para quem não está nem um pouco acostumado, mas caso você queira tentar mesmo sendo a primeira vez, prefira a trilha da Pedra Bonita ou pelo Morro Dois Irmãos, que são mais leves e também oferecem uma vista linda da cidade.
A duração total da trilha via Pico dos 4 é de 8h mais ou menos, com pausas para descanso e fotos. A subida tradicional, pela Carrasqueira, leva menos tempo.
Início da trilha
Acesso: Parque Nacional da Tijuca – Setor C
Endereço: Estrada do Sorimã, Barra da Tijuca
Dá para estacionar bem ao lado do portão de entrada da trilha, mas dependendo do dia, pode estar muito cheio. Se você chegar cedo, umas 7:30h, provavelmente ainda vai ser tranquilo de achar vaga lá em cima.

 

Horário de visitação: 8h às 17h (até às 18h no verão)
Para mais informações:
Tel: (21) 2492-2252 / 2492-2253
Website: www.parquedatijuca.com.br

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?