Documentário sobre rendeiras do nordeste
Arte & Cultura

Documentário sobre rendeiras do nordeste

Documentário sobre rendeiras do nordeste
Tapete Bolas
Tapete Bolas

Comprar

Um documentário sobre as rendeiras do nordeste foi produzido pela estilista Fernanda Yanamoto. A artista escolheu o Cariri paraibano e as rendeiras dessa região como tema de sua pesquisa para a próxima coleção. O resultado é incrível e tem como objetivo priorizar a arte do nosso país que é linda e valiosa.

O documentário

O curta “Histórias Rendadas” traz histórias emocionantes da relação dessas mulheres com a renda renascença, um bordado tradicional da região. Vemos a dedicação ao trabalho manual, as dificuldades financeiras e a beleza de mulheres fortes que arrumam seu jeito de manter a família em pé. Fernanda Yanamoto afirma que esta renda precisa se tornar um patrimônio do país. A mais jovens aprendem a fazê-la, mas nem sempre acabam praticando. A tradição, que era passada de mãe para filha, vai se perdendo. Isso acontece também porque esse trabalho não é valorizado e as rendeiras ganham muito pouco.
A estilista contou com a orientação do coletivo feminista Cunhã, que auxilia mulheres nordestinas a fortalecer sua autonomia, para definir o valor ideal a ser pago pelas rendas que encomendou.
Assista ao documentário:


Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?