Para manter a garra
Vida Saudável

Para manter a garra

Para manter a garra
Aromaterapia
Aromaterapia

Comprar

A garra, a coragem, a força, as unhas e os cabelos remetem à mesma origem: os rins, as suprarrenais e nossos hormônios sexuais. Para termos força precisamos do bom funcionamento dos rins para eliminar as toxinas, manter um constante equilíbrio hídrico evitando inchaços e regulando a pressão arterial. Os rins são fundamentais para a imunidade, para a formação do sangue e para a transformação da vitamina D em sua forma ativa para absorver o cálcio para os ossos. Na medicina chinesa já observavam estas correlações embora ainda não tivessem identificado as estruturas químicas envolvidas. Há milênios já relacionavam o medo, a insegurança, a anemia, a falta de resistência física, o enfraquecimento dos ossos e dos cabelos, à chamada Energia dos Rins.

O título que escolhi, destacando a palavra “garra”, tem a ver com a força que precisamos manter ativa para a nossa luta no dia a dia. A garra é essencial para mantermos não só a vontade, mas a força de vontade para enfrentar desafios e novos aprendizados. Estamos no fim do verão onde é comum ocorrer preguiça e a vontade de doce. A disciplina se faz necessária para a nossa evolução e bons tratos e além disso, trabalhar a própria disciplina é uma forma de terapia para o corpo e a mente. Por muitas vezes temos que dizer não aos nossos desejos, senão não crescemos e, ao contrário, nos enfraquecemos. Se dermos doce a toda hora que o corpo solicitar, o resultado será preguiça e na sequência, flacidez.

Disciplina é a palavra para mantermos a garra e continuarmos nossa construção. Em todos os lugares do mundo as aulas começam após o verão, pois este é o momento ideal de buscarmos nos centrar para a rotina produtiva. Voltar a estudar e traçar horários para uma rotina saudável é indicado para todas as idades. A analogia é que as festas terminaram e agora temos que limpar o salão. Varrer as sujeiras acumuladas é o primeiro passo e para tanto, precisamos de água. A água lava e leva impurezas para fora do corpo. Ainda como elemento solvente proponho a ingestão de frutas frescas que estiverem bonitas, viçosas, da época. Mamão, melancia, pera, maçã, abacaxi, melancia, laranja (com bagaço), são indicadas. Suco verde com um pedaço de gengibre (possui ação anti-inflamatória) ajuda no processo de limpeza interna. As saladas cruas auxiliam neste processo, elas podem ser vistas como esponjas ou estopas, passando por encanamentos (intestinos) e carregando impurezas para fora. O ideal é comê-las no almoço pois são melhor digeridas durante o dia do que a noite. Raízes como inhame, batata baroa, batata doce, mandioca, cenoura, beterraba, são indicadas tanto para a depuração de toxinas como para a nutrição antioxidante. Leguminosas como feijões de todos tipos, lentilha, grão de bico, fortalecem nossa energia por serem fontes de ferro, vitaminas do complexo B e zinco. Peixes e ovos são proteínas animais de alto valor biológico que fortalecem nossa estrutura física e contribuem para que mantenhamos fortes nossas defesas e nossa garra para enfrentarmos os desafios que nos surgem no dia a dia.

Espero que essas dicas sejam úteis.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?