Amantikir ou A Mantiqueira
Moda Consciente

Amantikir ou A Mantiqueira

Amantikir ou A Mantiqueira
Capa Almofada Alegria
Capa Almofada Alegria

Comprar

Este ano já começou com uma surpresa boa! Para mim foi motivo de muita alegria e tenho certeza que também será para vocês.

Todos já ouviram falar da serra da Mantiqueira que passa pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Seu nome veio do tupi-guarani que na verdade é Amantikir e o significado é “serras que choram”, devido ao grande número de nascentes de águas que ali se encontram. Os portugueses quando aqui chegaram não conseguiam dizer Amantikir e assim com a dicção portuguesa Amantikir virou Mantiqueira. Há porém uma bela lenda que vai além apenas das terras com sua abundância de nascentes das águas e eu vou contar para vocês.

A lenda

“Conta a lenda que, em tempos idos, uma formosa índia da tribo Tupy apaixonou-se perdidamente pelo Sol e passava os dias a banhar-se na sua luz. O Sol, o Guerreiro do Cocar de Fogo, também enamorado da bela índia, passava dias e noites no céu para ficar perto da sua amada, não deixando que a paz da noite serenasse a Terra.
Os pastos se incendiavam, a capoeira secava e ferviam os lamaçais. A Lua, com ciúme da mulher que roubou-lhe a atenção do Sol, foi queixar-se a Tupã e este ergueu um enorme paredão para esconder do Sol sua enamorada.
A índia, impedida de ver seu amado, verteu rios de lágrimas, torrentes de água. A montanha foi chamada de AMANTIKIR que quer dizer Serra que chora, devido à grande quantidade de nascentes que brotam em suas encostas.

Essas nascentes são as lágrimas da bela índia de que ninguém lembra o nome…”
Este mês estive em Campos do Jordão e qual foi a minha surpresa ao conhecer o parque local que se chama “Amantikir – Jardins que falam”. Criado por Walter Vasconcelos – agrônomo e jardineiro, mas sempre visionário e apaixonado pela sua profissão – o parque surge com os mesmos conceitos dos outros parques que na verdade são grandes jardins abertos a visitação pelo mundo, tais como os notáveis Butchart Gardens, situado na Ilha Victoria, no Canadá, o parque de Keukenhof, em Lisse, na Holanda e na ilha de Mainau no Lago de Constança, na Alemanha, que juntos recebem mais de 3 milhões de visitantes por ano. Milhares desses visitantes são brasileiros, prova do crescente interesse pelos jardins no Brasil. Ali, vemos misturas de espécies nossas e mudas vindas de outros países e com um capricho que saímos de lá ainda mais apaixonados pela natureza.
Conheça você também! Saiba mais em> www.parqueamantikir.com.br
Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?