A importância de combater o sedentarismo
Vida Saudável

A importância de combater o sedentarismo

A importância de combater o sedentarismo

Por vivermos em um mundo moderno, cercado de tecnologias que atraem cada vez mais facilidades, o combate ao sedentarismo se torna cada vez mais um desafio. Consequentemente, aumenta a incidência de problemas como a obesidade e doenças crônicas como o infarto, a hipertensão e a diabetes. Para tentar contornar este problema, A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um plano de ação global em prol da atividade física.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta de atividades físicas e de uma alimentação saudável. E atenção se você passa muito tempo do seu dia sentado! Isso é muito prejudicial à saúde pois pode levar ao enfraquecimento dos músculos, diminuição do metabolismo, aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes e aumenta o colesterol mau.

A OMS realizou uma pesquisa, onde foi observado que em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente. A pesquisa também indica que meninas, mulheres, adultos mais velhos, pessoas de baixa renda, indivíduos com algum tipo de deficiência ou com doenças crônicas, além de populações marginalizadas e indígenas, têm menos oportunidade de serem ativos.

É visando a diminuição desses números que foi lançado um plano de ação, que mostra como os países podem reduzir o sedentarismo em adultos e adolescentes em 15% até 2030. O documento recomenda ainda um total de 20 áreas de políticas que, combinadas, visam criar sociedades mais ativas por meio de melhorias nos ambientes e em oportunidades, para que pessoas de todas as idades e habilidades possam se exercitar. Clique aqui para conferir na íntegra.

Para ajudar nessa luta, separamos algumas dicas que você pode adotar em sua rotina – e que pode também compartilhar com as pessoas mais próximas. Até porque, são as escolhas que fazemos em nosso dia a dia que nos mantêm saudáveis!

Dicas práticas para ajudar a combater o sedentarismo

Fique menos tempo sentado

Para pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas, o ideal é fazer pausas ao longo do dia e fazer uma pequena caminhada pelo escritório, deslocar-se para falar com colegas em vez de trocar um e-mail e até fazer alguns alongamentos durante o dia.

Se puder evitar, não vá de carro

Uma opção boa e super econômica é substituir o carro por uma bicicleta ou ir a pé para o trabalho ou às compras. Além disso, você ainda estará ajudando o meio ambiente!

Alimentação saudável

A alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela ajuda na prevenção de doenças e, ao mesmo tempo, também nos dá mais disposição para realizar as atividades diárias.

Exercite-se sempre!

A OMS considera que, para ser uma pessoa ativa é necessário praticar 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana, no caso dos adultos, e 60 minutos de atividade moderada à intensa todos os dias para adolescentes.

 

Quem quer começar deve procurar um médico para ver o padrão cardiorespiratório e depois um profissional de educação física que possa orientar as atividades de acordo com as condições físicas. O importante é que, com segurança, estejamos sempre em busca de uma vida mais saudável e feliz!

 

 

CARTEIRA DE BOLSO DE PNEU E NÁILON - 100% RECICLADA
CARTEIRA DE BOLSO DE PNEU E NÁILON – 100% RECICLADA

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?