A arte de Waris Kareem
Atitude Bemglô

A arte de Waris Kareem

A arte de Waris Kareem

Até onde chegam os seus sonhos? Para o jovem artista Waris Kareem Olamilekan, da Nigéria (África), o destino final de sua arte são os grandes museus. Com apenas 11 anos, Waris, ou Waspa como assina seus trabalhos, tem chamado a atenção da mídia de todo o mundo com seus desenhos e pinturas hiper-realistas. Em seu país de origem, o prodígio tem sido nomeado de “Da Vinci nigeriano”.

O pequeno Waspa vive em Lasgos, na costa sudoeste da Nigéria, país mais populoso do continente africano. Sua paixão pela arte começou aos 6, e aos 8 iniciou seu treinamento formal na Academia de Artes Ayowole, escola local do artista também nigeriano Adeniyi Adewole. A visibilidade veio com sua conta no Instagram, onde suas fotos viralizaram e se aproxima hoje dos 100.000 seguidores.

Imagem: Reprodução/Instagram

A arte de Waspa

Em entrevista à BBC África, Waspa conta que suas maiores inspirações são Michelangelo, um dos mais reconhecidos artistas plásticos do mundo desde o Renascentismo, e Arinze Stanley Egbengwu, um dos principais pintores hiper-realistas da Nigéria. Apesar de e descrever como “pequeno-artista” em sua conta online, seus sonhos são grandes: “Quero ver a mim mesmo em meio aos grandes artistas no museu”, contou à rede de televisão.

A notoriedade quanto ao trabalho do jovem tem crescido devido ao seu imenso talento com tão pouca idade. Além de entrevistas a grandes veículos de comunicação internacionais, Waspa teve a oportunidade de fazer uma obra exclusiva para o presidente da França, Emmanuel Macron, em recente visita ao país africano. A técnica utilizada em seu trabalho, desde pincéis a lapis, caneta e carvão. Sua obra mais popular chama-se “O Pão Diário” e mostra um garoto com uma colher à boca com muito suor. Ele explica: “Este é meu melhor trabalho. São suor e lágrimas… Em minha família, trabalhamos muito para colocar comida em nossa boca. Essa foi minha inspiração”.

Imagem: Reprodução/Instagram

Para Waspa, não há limites. Mesmo vivendo em uma realidade difícil, sua paixão e empenho pela arte superam qualquer eventualidade, além do suporte de seus familiares. Em entrevista ao canal de TV indiano DD News, o próprio Adeniyi Adewole, da academia onde estuda, comenta o talento do pequeno: “Ele pode ir muito além de nossas expectativas, porque acredito no que ele está fazendo. Ele está indo a algum lugar maior. Costumávamos dizer a ele para não se ver como um artista de beira de estrada.

Em sua conta no Instagram, Waspa compartilha suas criações, seu dia a dia em Lasgos, além de, mais recentemente, as entrevistas e eventos que têm feito parte. Já adiantou, inclusive, estar trabalhando em sua próxima obra: O Pão Diário 2. Não deixe de acompanhar a jornada do pequeno artista.

 

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?