Maturidade e amizade
Quarta Gloriosa

Maturidade e amizade

Maturidade e amizade

A gente vive uma vida tão corrida, tão atribulada que nem percebe algumas coisas importantes que acabam ficando para trás. A manutenção das amizades na maturidade é uma das que mais sofre com esse descuidos da modernidade. Temos uma tendência a achar que os amigos sempre vão entender nossas ausências, mas na verdade quem perde com isso somos nós mesmas. A psicóloga clínica Marisa Alves dos Santos, professora universitária e articuladora de rede do serviço de saúde mental de Uberlândia, afirma que “o ser humano é o único animal que se torna único a partir do contato com o outro ser humano. Que é quando ele se desvencilha de si próprio e dos modelos estabelecidos para se localizar e se descobrir nas diferenças. Somente assim, ele se supera e se descobre, a partir da descoberta do outro.”. É isso! Precisamos do outro para viver e na maturidade isso fica mais evidente.

A parte bacana da amizade na maturidade

A amizade na maturidade é uma das coisas mais bacanas que podemos ter na vida. Aqueles amigos de infância, que sabem tudo da sua vida, são quase um arquivo vivo, que quando te encontram, mesmo distante há anos, fazem parecer que estiveram juntos ontem, são tudo de bom. São aqueles que quando te encontram, fazem com que você se reconecte com a sua história, com sua alma. Eu tenho alguns amigas e amigos assim, alguns encontro no mundo real, outros apenas pelo mundo virtual, mas tento sempre estar perto… Mesmo que pelas maravilhas da tecnologia (rsrsrs).

Ah, e esse tema é bem interessante!! As amizades mais recentes estão quase sempre intimamente ligadas à tecnologia, redes sociais e outras traquitanas modernas. Uns olham meio torto para esse contato muito “digital”, que afasta as pessoas e tal, mas pesquisas já mostram o contrário. Um estudo da Unicamp mostrou j28ustamente o contrário, que o mundo virtual auxilia muito a manter as amizades antigas e facilita o contato entre as pessoas. A pesquisa foi feita pela socióloga e professora Bárbara Ribeiro, entrevistando moradores da de São Paulo entre 24 e 40 anos. Entre eles foi consenso que as redes sociais, aplicativos e e-mail servem para manifestar carinho, manter o contato em dia, marcar encontros, além de saber quase tudo que acontece com os amigos, mas para todos os entrevistados, nenhum desses modelos de contato substitui o encontro ao vivo. “Por mais que a tecnologia evolua, nada substitui o contato físico”, afirma Bárbara.

Portanto, nada de ter preconceito com a tecnologia. Se usada com moderação e equilíbrio, só ajuda a gente a manter as antigas e novas amizades em dia. E, quando der (e tem que dar!!), marque aquele almoço com as amigas, regado a uma boa cervejinha gelada e muitas gargalhadas… Isso é viver!!

Grande beijo e até a próxima.

Assinatura-Gloria

Galheteiro 4 Peças com Suporte
Galheteiro 4 Peças com Suporte

Comprar

One thought on “Maturidade e amizade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?