Descartáveis, meio ambiente e soluções
Atitude Bemglô

Descartáveis, meio ambiente e soluções

Descartáveis, meio ambiente e soluções

Presentes no dia a dia de todo o mundo, os descartáveis são soluções baratas, práticas, porém muito prejudiciais para o meio ambiente. A grande parte do consumo dos descartáveis está distribuída entre ambientes como escritórios, fábricas, eventos, festas e muitas vezes até dentro de casa. O resultado é um grande problema que afeta o mundo desde o processo de produção dos objetos de plástico, que gasta energia, água e emissões de carbono.

Quais são os malefícios recorrentes do uso de descartáveis?

O problema do uso de utensílios deste tipo se estende até o os copos reutilizáveis. Isso por que o plástico neste último caso possui agravantes ainda piores para a natureza, pois possuem em sua composição substâncias extremamente nocivas como o PS, PP e o EPS, que são resistentes ao calor, solventes e outros formas de quebra.

O que precisamos ter em mente é que todo produto que é preparado com outros elementos e não existe na natureza, tem potencial para causar danos ambientais e certamente virará lixo. Logo, se livrar desses objetos e mudar alguns hábitos deve ser prioridade na lista das próximas tarefas.

Apesar de no Brasil isso não ser uma realidade ainda, recentemente a França riscou um item da lista de coisas boas a se fazer pelo mundo. A partir de 2020, prazo dado para fabricantes e estabelecimentos comerciais se adequarem, 50% dos descartáveis deverão ser constituídos por materiais de origem vegetal, todos biodegradáveis. A porcentagem deverá crescer gradativamente até que sejam completamente abolidas as embalagens antigas. Algumas opções dadas para as novas composições são o amido de milho ou batata, fibras têxteis ou celulose e bambu. Por aqui, o que dá para fazer de imediato é utilizar embalagens feitas de amido de mandioca e compostáveis da CBPAK.

Abaixo, seguem algumas sugestões para amenizar o consumo de descartáveis:

Alumínio

Neste caso, não há o mesmo problema do plástico, pois o alumínio é reciclado em larga escala no Brasil e suas garrafas são 100% recicláveis. Outra vantagem é a leveza, o que faz com que essa seja também uma opção mais prática.

Aço inoxidável

Com maior duração, este material oferece diversas vantagens. Não há risco de intoxicação por compostos químicos e são higiênicas.

Cerâmica

Copos e xícaras de cerâmica gastam energia para serem feitos, porém podem ser utilizados milhares de vezes. É claro que o cuidado no manuseio deve ser maior, mas são uma opção boa ainda assim.

Vidro

O tradicional copo de vidro não possui nenhum traço de substâncias que possam apresentar-se como tóxica ao usuário, pois é feito a partir de recursos naturais abundantes e sua produção não tem um gasto enérgico tão grande quanto o do metal e o do plástico.

E por fim, a solução mais eficaz é andar com um copo sempre na bolsa para reutilizar. Existem alguns que são dobráveis e ocupam pouco espaço, facilitando esta prática. O copo do “Menos 1 lixo” é perfeito para isso, por exemplo.

Mude aos poucos, mas mude!

Chaleira Aço Inox Com Apito 1,8 L Euro
Chaleira Aço Inox Com Apito 1,8 L Euro

Comprar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?