Alimentação e Hidratação nos dias de Folia
Vida Saudável

Alimentação e Hidratação nos dias de Folia

Alimentação e Hidratação nos dias de Folia

Pular o carnaval em dias quentes requer alguns cuidados para aqueles que querem ter resistência física e aproveitar a festa até o fim. O calor aumenta a temperatura corporal e gera fadiga.

O suor é um importante mecanismo para controle da temperatura corporal. A evaporação do suor na pele reduz o calor da superfície do corpo. O hábito de enxugar o suor, impedindo que ele se evapore, atrapalha esta perda de calor. Não é o suor em si que reduz o calor do corpo, mas sim a sua evaporação na pele. Suar é um recurso natural para refrescar o calor interno do corpo.

Quando o calor e a umidade estão elevados (e isto é comum no Rio de Janeiro) as roupas grudam no corpo e o suor parece ficar mais viscoso, melado. Isto acontece porque nestas condições, o suor não evapora prontamente. Calor e umidade pesam na cabeça e incham os pés. Líquidos e minerais são eliminados com o suor. Suores são feitos de líquidos e sais. O suor é salgado.

A hidratação feita com água, fruta e uma pitada de sal, aumenta a resistência física no calor. O ato de simplesmente beber muita água em ocasiões onde o suor é demasiado, pode fazer mal devido a hiponatremia, que vem a ser a diminuição na concentração do sódio no sangue. A perda de sódio pode levar a desmaios e consequências severas. É importantíssimo beber a água, mas não podemos esquecer do sal.

Comer uma banana com um punhado de amendoins antes da folia, aumenta a resistência física.

Água de coco, suco de frutas e frutas ricas em líquidos como abacaxi, melancia, laranja, melão e kiwi, são indicadas por serem fontes de líquidos, minerais e frutose. Picolés de frutas, que na verdade são refrescos congelados, também são boas opções práticas para a hidratação.

Se você for um folião, não deixe de comer carboidratos como a batata, mandioca, quinoa, couscous, arroz ou macarrão na refeição que antecede a folia. Bebidas alcoólicas em uma dieta restrita em carboidratos podem levar a hipoglicemias.

Para sair nos blocos procure usar shorts mais largos, vestidos curtos ou fantasias leves. As roupas escuras absorvem calor, evite-as. Roupas pesadas e justas também aquecem o corpo. Através das axilas ocorre perda de calor corporal e por isso, camisetas sem manga também são bem apropriadas.

Dançar na rua com uma roupa esdruxula parece uma transgressão de criança. O carnaval permite que, por algumas horas, ocorra liberdade de expressão e inversão de papéis sociais. É quando o pobre se veste de rei, o homem pode se vestir de mulher e a mulher pode se vestir de homem, sem que haja críticas ou julgamentos aos seus comportamentos. “É hoje só” é uma frase comum no carnaval. Na manhã seguinte tudo volta ao normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?