Tucupi: Receitas com sabor do Brasil
Nas Panelas

Tucupi: Receitas com sabor do Brasil

Tucupi: Receitas com sabor do Brasil

A culinária brasileira é reflexo da diversidade de nosso país, e cada região possui ingredientes únicos. No Norte, este é o exemplo do Tucupi, um caldo amarelo proveniente da Mandioca, raiz também conhecida por Macaxeira ou Aipim. Mas é preciso atentar: há dois tipos desta raiz, a mansa e a brava, sendo a segunda venenosa por conter ácido cianídrico. Mas é justamente da brava que se extrai o Tucupi. Com uma técnica específica de preparo, todo o componente é eliminado e resta apenas o sabor tradicionar do Brasil.

Para chegar ao caldo amarelo tão rico para a nossa culinária, alguns processos são necessários: primeiro, é preciso descascar, ralar e espremer a mandioca. Tradicionalmente, esse processo é feito com um tipiti, uma prensa de palha trançada. Depois de espremida, o caldo extraído precisa descansar para que o líquido se separe das gomas de amido. Uma vez separado, o caldo é fervido e fermentado por 3 a 5 dias, garantindo que o veneno presente seja completamente eliminado. Após este período, tem-se o tradicional e cheio de sabor Tucupi.

Mas como ele é usado? Para isso, ensinamos algumas receitas abaixo.

Pato no Tucupi

Fonte: Francinha

Ingredientes

5kg de pato

2 litros de tucupi

3 cabeças de alho

5 dentes de alho para o caldo

2 colheres de sopa de cominho

2 xícaras de chá de vinagre de vinho branco

500g de jambu pré-cozido

1 xícara de chá de alfavaca

1 pimenta de cheiro para o pato

20 pimentas de cheiro para o molho

1 colher de sopa de sal

Preparo: Lave bem o pato e faça uma marinada com o vinagre, alho, pimenta, cominho e sal. Leve à geladeira nessa mistura por 8 a 12 horas. Pré-aqueça o forno e após o intervalo, coloque a mistura em uma forma e cubra com papel alumínio. Asse dessa maneira por 3 horas. Retire o papel e asse por mais 1 hora. Para o molho, coloque o Tucupi em uma panela grande com alho e deixe ferver. Desfie toda a carne do pato, junte à panela de molho, e coloque em fogo baixo. Acrescente o jambu, as folhas de alfavaca e duas conchas do caldo que se fez do pato na forma. Cozinhe por 20 a 30 minutos e está pronto.

Arroz Paraense

Fonte: TudoGostoso

Ingredientes

500 g de arroz

300 g de camarão dessalgado

3 maços de jambu cru

500 ml de tucupi

1/2 cebola bem picada

Alho e Azeite

Chicória e cheiro verde a gosto

Água de camarão

Preparo: Limpe e ferva o camarão dessalgado. Em uma panela, frite alho e cebola até dourar. Acrescente o camarão, a chicória, cheiro verde e o jambú. Refogue bem e acrescente o arroz. Deixe dourar os grãos e acrescente 500ml de Tucupi e mais 500ml de água. Deixe cozinhar e está pronto.

Salmão no Tucupi

Fonte: CozinhaTravessa

Ingredientes

1 posta de salmão (400 gramas)

Tucupi (1 xícara de chá)

Suco de 1 laranja

Azeite de oliva extra virgem

Gengibre em pó (1 colher de café)

Pimenta de cheiro a gosto

Sal e alho a gosto

Preparo: Faça uma marinada com todos os ingredientes e misture com o salmão. Tampe e leve à geladeira por 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Transfira a marinada, retirando o excesso de líquido, para uma assadeira e cubra com papel alumínio. Asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe por mais 20 minutos. Está pronto. A dica é servir com arroz branco ou salada.

 

Gostaram? Apesar do procedimento técnico para a produção do Tucupi, é possível encontrá-lo em mercados especializados, vendido por litro. Não deixe de experimentar!

 

So Bags Garlic - Conservador de Alimentos
So Bags Garlic – Conservador de Alimentos

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?