Sororidade: Mulheres unidas por laços comuns
Quarta Gloriosa

Sororidade: Mulheres unidas por laços comuns

Sororidade: Mulheres unidas por laços comuns

Sororidade significa aliança entre mulheres. É o sentimento de irmandade (do latim, soror=irmã), o reconhecimento de si própria na outra, gerando uma rede de suporte entre mulheres, acolhendo nossas iguais. Iguais diante das questões que vão desde o estupro até o aborto, mas não só. A proximidade física feminina gera sensação de bem estar entre si.

Um estudo da Universidade de Los Angeles aponta a importância da amizade entre as mulheres. Através dela reduz-se o risco de doenças arteriais e também do colesterol, além de diminuir o stress. Desde os tempos ancestrais as mulheres sentiam segurança em proteger os seus filhos agrupando-se com outras mulheres. A ciência depois explicou que isso se deve à produção de ocitocina, estimulada pelos estrógenos femininos, ou seja: juntas somos nossa própria cura, pois a ocitocina acalma e reduz o estresse. A mesma coisa não acontece com os homens, pois a alta quantidade de testosterona que eles produzem neutraliza os efeitos da ocitocina.

Sororidade: o afeto entre mulheres

Define-se sororidade como um aspecto de dimensão ética, política e prática do00 movimento de igualdade entre os gêneros. A sororidade consiste no não julgamento prévio entre as próprias mulheres que fortalecem estereótipos preconceituosos, criados pela antiga sociedade machista e patriarcal, que faz as mulheres se enxergarem como antagonistas. A palavra sororidade seria uma versão feminina de “fraternidade”, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

Na faculdade de medicina de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que convivem num círculo feminino tem mais chances de chegar à velhice sem problemas físicos. Viva a amizade feminina!

Com as queridas amigas @abcapelli e @xufilili ❤

Quando mulheres se conectam, se juntam para algo construtivo, seja unir a população feminina em torno de uma causa ou compartilhando cultura, as redes sociais e a internet têm sido verdadeiros centros de informação para promover debates, cursos, palestras, entre várias outras ofertas, sempre com o foco nesse encontro feminino, tão necessário

Bom exemplo disso é este canal feito por mulheres, para mulheres, que traz a voz delas sobre questões comuns à todas nós. Explorem-no e divirtam-se, mulheres: https://hysteria.etc.br/

Encontrar suas amigas, além de saudável e delicioso, pode gerar movimentos importantes. Vamos fortalecer nossos laços!

Beijos,

 

 

 

 

Conjunto de Brincos Anima - Rede Asta
Conjunto de Brincos Anima – Rede Asta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?