Sistema B
Atitude Bemglô

Sistema B

Sistema B

O que é sucesso para você? Para muitas empresas ao redor do mundo, o sucesso está não só no lucro, mas na transformação social, no impacto positivo, na cultura e também preservação do meio ambiente. Uma rede enorme de empresas compartilham esses valores e acreditam que é possível construir uma nova economia, em que o cuidado pelas pessoas e o meio ambiente seja tão importante quanto os números. O Sistema B é uma iniciativa global que certifica, reúne e fortalece essas empresas. E nós, a Bemglô, temos o orgulho em poder dizer que agora fazemos parte dessa comunidade!

Para fazer parte do Sistema B, as empresas passam por um minucioso processo de análise, onde são avaliados os seus valores e práticas. São empresas que usam o seu espaço no mercado para contribuir com o social e também ambiental. Todas as empresas têm um impacto no meio ambiente; reconhecer, minimizar, compensar e transformar essa realidade é um passo fundamental para as empresas certificadas pelo Sistema B.

São empresas em que seus produtos ou serviços caminhem junto com a responsabilidade socioambiental, tendo a transparência como peça fundamental. Pensar no coletivo e nas gerações futuras, também.

Mas como surgiu? Foi em 2006 que a iniciativa deu os primeiros passos nos Estados Unidos e há oito anos chegou na América Latina, idealizada pelos americanos Jay Cohen Gilbert e Bart Houlahan. Quando venderam o empreendimento que tinham juntos e viram o novo proprietário eliminar todas as boas práticas em busca de um lucro sem bem estar, perceberam como era importante mostrar que é possível fazer diferente.

A verdade é que já existem empresas em todo o mundo nadando contra a maré, pensando novas formas de produzir com mais responsabilidade. O Sistema B vem para reconhecer essas iniciativas, reuni-las e fortalece-las, criando uma verdadeira comunidade internacional de empresas com propósitos socioambientais.

“Este movimento não é guiado por nenhuma ideologia ou pessoa em particular. Ele é motivado por milhares de pessoas que querem trabalhar por um mundo melhor e não apenas por um salário. Nossa proposta não se limita ao trabalho das equipes executivas: ele também leva a uma economia que inclua todos nós e que possa criar valor integral para o mundo e para a Terra, promovendo formas de organização econômica que possam ser medidas com base no bem-estar das pessoas, das sociedades e da Terra de forma simultânea, e com considerações de curto e longo prazo.”

Para a Bemglô, é o fortalecimento de compromissos fundamentais: economia circular, o feito à mão e no Brasil, sustentabilidade, transparência, inclusão, redução de lixo plástico, reaproveitamento, apoio aos pequenos negócios e produtores, fortalecimento do artesanato brasileiro, indígena e de tradição, e impacto positivo sempre, social e ambiental.

Mais do que uma certificação sobre o que já fizemos, é o compromisso de continuar fazendo.

Todas as empresas podem ser certificadas, contanto que cumpram com os requisitos necessários. E num futuro ideal, que todas compartilhem desse compromisso social e ambiental. Não há planeta B, mas há Empresas B comprometidas em construir coletivamente um mundo melhor.

Acesse o portal do Sistema B aqui.


LOJA BEMGLÔ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?