A prática “Mindfullness”: saiba mais sobre a técnica que acalma e ajuda na concentração.
Quarta Gloriosa

A prática “Mindfullness”: saiba mais sobre a técnica que acalma e ajuda na concentração.

A prática “Mindfullness”: saiba mais sobre a técnica que acalma e ajuda na concentração.

Você já ouviu falar em “mindfullness” ( atenção plena)? Saiba mais sobre a técnica que acalma e ajuda na concentração. Esta prática, que é uma espécie de meditação, nada mais é que manter a atenção total naquilo que se está fazendo. Recentemente, a pesquisa que saiu no periódico Frontiers in Human Neuroscience, da Universidade do estado de Michigan, mostrou que o método ajuda as pessoas a lidarem melhor com suas emoções, o que poupa diversos outros problemas causados pela ansiedade em excesso.

Conheça a prática “Mindfullness”

Algumas pessoas nem imaginam o quanto podem melhorar a saúde através da meditação. Por outro lado, outras até sabem, mas simplesmente não conseguem fazer a pausa necessária para praticarem e acabam se perdendo no ciclo de tarefas tão acelerado. A Mindfullness, ao meu ver, trouxe a quem tem resistência a meditar, o conhecimento de como é possível usar essa prática nas tarefas diárias, seja com ou sem o auxílio de alguma atividade externa.

Segundo o “Mindfullness Institute”, esta prática, também conhecida como atenção plena, “é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento. É um estado de atenção natural – focado, presente e ciente – que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar acontecendo, mesmo quando se trata de algo difícil.”

O desafio maior é subverter o mecanismo padrão de nossas mentes e manter o foco naquilo que mais importa, naquele momento.

Mas como funciona na prática?

O exercício de Mindfullness deve ser feito conforme o passo a passo abaixo:

Reserve 30 segundos para cada um dos seguintes passos e faça isso 3 vezes ao dia.

1- Pare no meio de alguma atividade cotidiana. Traga a atenção para a sua respiração e nas sensações em volta do seu diafragma. Perceba a maneira que ele infla quando você inspira e volta à posição original quando expira.

2- Sinta as sensações corporais que ocorrem nesse momento. Tensões musculares, dores, qualquer sensação e não tente modificá-la, apenas tome nota da sua sensação.

3- Tome nota das sensações que você estiver experimentando, como por exemplo: “Estou agitado” ou “Há agitação”. Não tente modificá-la, aceite-a.

4- Traga a sua atenção ao seu corpo, às sensações e como você está vivenciando-as. Conecte-se sem julgar ou comentar e apenas respire com elas. Permita-se apenas estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Concentrar-se neste exercício é difícil no começo, mas com o tempo vai ficando mais fácil. A Mindfullness te ajuda a estar mais próximo de si mesmo, se conhecer e se respeitar. Com a prática você colherá bons frutos para o seu presente!

Vamos tentar?

Beijos,

Assinatura-Gloria

Colar Energia Aberta Bemglô
Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?