Perfume, Deo colônia e características
Moda Consciente

Perfume, Deo colônia e características

Perfume, Deo colônia e características

Os primeiros usos do perfume na antiguidade estavam associados a ritos religiosos. Quem apreciava os aromas em outros contextos eram os egípcios que elitizavam seu uso, deixando para os membros mais destacados da sociedade e apenas abriam mão disso em momentos especiais como em sepultamentos. Com o tempo, o uso de aromas foi ganhando mais significado e abrangência no mundo todo.

A arte da perfumaria sempre exigiu um grande conhecimento de Botânica e de variadas técnicas de extração de odores e por isso foi uma arte que passou por várias culturas e foi se aprimorando com o tempo, mas somente na Europa o interesse por aromas foi potencializado. A partir do processo de interação com outros locais e culturas, como Ásia e continente americano, o comércio se expandiu e chegou até o que conhecemos.

Sobre o perfume e a Deo colônia

Todo mundo tem aquela fragrância específica que vira sua marca por onde passa ou então conhece algum cheiro que te lembra uma época ou alguém. Perfumes mexem com um de nossos principais sentidos e as experiências sensoriais contam histórias que fazem parte de quem somos.

Muita gente não sabe, mas existe toda uma soma de notas e composições que determinam o cheiro que vai ficar na pele e sua duração. Além disso, ainda tem o fato incrível de que cada um possui aroma natural e isso se mistura ao novo cheiro, resultando em algo só seu.

Os aromas aliados ao desenvolvimento de técnicas químicas que permitiram a síntese de cada vez mais fragrâncias, resultaram em uma grande quantidade de perfumes, águas-de-colônia, águas de toilette, Deo Colônias, entre outros. Um perfume é composto basicamente de três componentes principais:

(1) Fragrância: é a essência que promove o odor agradável, é o odor básico extraído de vegetais ou animais, além daqueles sintetizados em laboratório;

(2) Solvente: os perfumes contêm uma mistura de fragrâncias dissolvidas em um solvente que geralmente é o etanol. Já o etanol sempre contém determinada quantidade de água.

(3) Fixador: serve para diminuir a evaporação da essência e aumentar o tempo que o perfume é sentido.

Assim, todos os produtos que exalam um aroma agradável e tem essa finalidade de perfumar são chamados de perfumes. Porém, o que determina sua característica é a concentração dos elementos:

Perfume: a fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências – entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8 a 24 horas, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.

Eau de Parfum: subproduto do perfume propriamente dito, é diluído em maior quantidade de água (daí o “eau”, água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de perfumação.

Eau de Toilette: caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.

Eau de Cologne ou Desodorante Colônia: possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor.

Depois do banho, o mais indicado é a Deo colônia, porque além de possuir notas refrescantes que aumentam a sensação de frescor que o banho proporciona, também pode ser usada no corpo todo.  A classificação das fragrâncias utilizadas engloba 14 grupos que são ordenados de acordo com a sua volatilidade: cítrica, lavanda, ervas, aldeídica, verde, frutas, florais, especiarias, madeira, couro, animal, almíscar, âmbar e baunilha.

A Deo colônia da Bemglô “Cheiro de poesia” possui essências de Orquídeas e Belladonas, com notas de madeira e um toque de mel e incenso. É suave, porém marcante. Use para finalizar o seu banho de sereia tornando o processo da Aromaterapia completo! 😉

Até a próxima!

Deo Colônia Bemglô 100 ml - Avatim
Deo Colônia Bemglô 100 ml – Avatim

Comprar

8 thoughts on “Perfume, Deo colônia e características

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?