Medidas das roupas X Festas de fim de ano
Vida Saudável

Medidas das roupas X Festas de fim de ano

Medidas das roupas X Festas de fim de ano

O fim de ano inspira atitudes paradoxais. Bacalhau, peru, farofa, bolos, tortas, doces, vinho, cerveja, champanhe e, paralelamente, o desejo de emagrecer. Petiscos começam dias antes do Natal acompanhados de bebidas em confraternizações. A idealização de entrar numa roupa menor faz parte do pacote das festas com roupas mais chiques no Natal e sensuais no Reveillon. Então, o que fazer como antídoto para que o efeito dos excessos não seja percebido pela balança e nem interfira nas medidas?

Muitas vezes prescrevo o que chamo de “Dia da Limpeza” a base de frutas e vegetais. Um dia assim traz ao corpo efeito diurético e desintoxicante, auxiliando na eliminação dos excessos de sódio, inchaços e na depuração de gorduras e álcool.

Este modelo alimentar pode ser repetido uma vez por semana, no dia seguinte aos excessos alimentares. Costumo prescrever esta dieta sobretudo para o dia 26 de dezembro e dia 2 de janeiro.

DIA DA LIMPEZA PARA NÃO PERDER AS MEDIDAS

De Manhã: Beba 500 ml (copo grande) de Água (temperatura ambiente).

Coma até 500 gramas (no total) de frutas a escolher entre mamão, melão, melancia e abacaxi. Pode mistura-las caso queira.

Ao longo da manhã inclua um destes chás (500 ml) – cavalinha, capim limão com gengibre, chá de casca de abacaxi, hibisco, chá verde ou branco.

Para o Almoço e Jantar:

Entrada uma grande salada (prato fundo) com folhas (alface, agrião, rúcula,…), tomate, pepino e meia cenoura ralada. Para temperar: azeite extra virgem (1 colher de sopa), limão ou vinagre e ervas (temperos como salsa, cebolinha, manjericão,…). Evite acrescentar Sal.

O Segundo prato fica por conta de uma sopa. Pode tomar 2 pratos.

De sobremesa: 1 fatia de abacaxi ou mamão ou 1 ameixa fresca ou 1 pêssego ou 1 laranja com bagaço.

Sugestão: Sopa de abobrinha para o Dia da Limpeza:

Ingredientes: 1 kg de abobrinha (retirar a parte da casca mais grossa), 1 cebola, 1 dente de alho socado, 1 colher de sopa de óleo vegetal, 1 litro de água quente. Modo de preparo: Refogue os ingredientes, acrescente a água e deixe cozinhar por 20 minutos. Ao final acrescente uma pitada de açafrão ou curry. Leve ao liquidificador e bata-a para adquirir a consistência cremosa. Na hora de servir acrescente salsa e cebolinha picadas por cima.

Ao Longo da Tarde:

Comer 1 banana prata e beber 500 ml de Suco batido com água. Escolher entre: melão, abacaxi, acerola, pitanga, suco verde ou água de coco.

Antes de dormir:

Uma fruta assada com canela (banana prata, maçã ou pera). Frutas assadas têm sabor mais doce e dão um aconchego no estômago. Neste dia evite dormir tarde pois os maiores erros alimentares costumam ocorrer a noite. Quem dorme pouco tem mais fome.

O “Dia da Limpeza” é um dia vegetariano com poucos carboidratos calóricos. Neste dia pode-se caminhar, praticar Pilates e atividades leves, sem corridas ou spinning. O “Dia da Limpeza” pode ser feito como estratégia após abusos alimentares, mas lembre-se que o ideal é seguir o caminho do meio, sem chutar baldes e sem “Nada Muito”.

Finalmente, encerrando o ano desejo a todos muitas Alegrias e Leveza em 2017.

assinatura-joao-curvo

 

Livro Nada Muito
Livro Nada Muito

Comprar

3 thoughts on “Medidas das roupas X Festas de fim de ano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?