Cápsulas de café: saiba como reciclar
Atitude Bemglô

Cápsulas de café: saiba como reciclar

Cápsulas de café: saiba como reciclar

Venho ouvindo nas redes sociais algumas conversas sobre o descarte das cápsulas de café, que hoje já são produzidas aos milhões e por várias marcas, além das importadas vendidas no país.

Sim, as cápsulas podem ser reutilizadas de várias maneiras ou recicladas de acordo com material de sua produção.

As cápsulas de café

Sem dúvida são muito menos sustentáveis do que aquele coador de pano, ou de papel, cujo pó de café após o uso pode ser dispensado em composteiras, pois este material contém grande quantidade de nutrientes e pode também prevenir algumas pragas. Existe também a possibilidade de ser colocado no solo, mas para tal precisa ser misturado com outros adubos, pois sua decomposição utiliza o nitrogênio tão importante para as plantas. Pode ainda ser diluído em água, na proporção de 100g para um litro e aí sim, aplicado nos jardins. As minhocas adoram e são atraídas para seus canteiros.

Mas o assunto são as cápsulas e o que fazer com elas, então vamos a alguns exemplos: se forem da marca Nespresso, são feitas de alumínio e a própria marca tem um projeto de recolha das cápsulas usadas nas suas lojas. Eles inclusive fornecem uma embalagem adequada para a entrega das capsulas usadas. Há também o reuso como peça para artesanato, onde estas cápsulas viram colares e outros acessórios.

As demais marcas, que surgiram depois do final da reserva de mercado da Nespresso, tem cápsulas de plástico, que podem ser direcionadas para a reciclagem, assim como todas as outras embalagens deste material. Basta apenas retirar a borra do café e dar uma lavadinha –pode até reutilizar a água que lavou as verduras para esta limpeza simples. Isso também pode ser feito com as de alumínio, altamente reciclado no Brasil.

Se você gosta de pequenas plantas, como as suculentas, as cápsulas de ambos os materiais podem ser usadas como vasinhos. Eu mesmo tenho um jardim só destas plantinhas cultivadas nas cápsulas.

Elas também podem ser usadas como sementeiras para hortas ou jardins, substituindo aqueles saquinhos comprados especialmente para este fim. Depois de as sementes serem germinadas passam-se as mudinhas para os canteiros de hortas ou flores.

Outro dia, vi num programa de TV uma equipe de arquitetos que transformou uma sequência de cápsulas em uma luminária de teto, furando seu fundo e passando pequenas luzes (estas de natal) para dentro delas. Ou seja, as opções são várias, basta dar um passo.

Se você tem alguma outra ideia ou conhece outros projetos que reutilizem capsulas de café, conte pra gente.

Até a próxima!

assinatura-vicente-negrao

 

 

 

 

Repelente De Neem + Cravo (200 Ml) - Uso Animal E Jardinagem
Repelente De Neem + Cravo (200 Ml) – Uso Animal E Jardinagem

Comprar

4 thoughts on “Cápsulas de café: saiba como reciclar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?