Se tivermos que escolher um só alimento para sobreviver por alguns dias em alguma situação caótica, a água é a melhor opção. Podemos ficar dias sem comida, mas não sem água. Nosso corpo, da mesma forma que o nosso planeta Terra, possui 2/3 de água e 1/3 de matéria sólida. Coincidência? Não. No primeiro momento sim, parece coincidência, mas depois quando juntamos com as informações de que realmente somos feitos de estrelas, reparamos que a terra e a gente não é tão diferente em relação a composição.
Nos nutrimos do que brota da terra e sem a água nada se vinga, nem a gente. Somos feitos a partir de um ambiente úmido com óvulo, um sêmem e inúmeras secreções que umedecem o útero no ato sexual. Sem água não há gestação.
A água é nutritiva, veículo de sais minerais, veículo do sangue e fundamental para o metabolismo geral do corpo. Muitos tratamentos antigos eram feitos apenas com a ingestão de determinadas águas em Estâncias minerais. Determinadas águas melhoram vários sintomas chegando a ser curativas para diversas doenças.
Água de má qualidade não só faz mal através dos copos que bebemos, ela também compromete a qualidade do plantio e do produto plantado. Com isso prejudica a nossa integridade física, nossos hormônios, músculos e todas as funções do corpo.
Quem bebe pouca água envelhece mais cedo. A velhice pode ser medida também por grau de hidratação. Crianças são mais hidratadas que os idosos.
As melhores águas são as de ph acima de 7, ou seja, as alcalinas.
Devemos beber cerca de 30-35 ml por quilo de peso. Sendo assim, quem pesa 60 quilos deve beber entre 1800 a 2100 ml ao dia. A indicação clássica de oito copos ao dia é a média indicada. O dia deve começar e terminar com um copo de água. A água deve ser tomada preferencialmente fora das refeições. Entretanto evite a água na refeição, mais do que um copo (200 ml) de água no almoço ou no jantar pode prejudicar a digestão por diluir o suco digestivo.
A água no banho também age como medicamento, pela assepsia e pela propriedade energética no relaxamento e antiestresse. Devemos tomar banho pela manhã. A água lava os nossos suores e secreções e pode ser uma ponte inicial para a próxima fase do dia. No fim do dia, outro banho. Quem toma dois banhos por dia não agride nem descama a pele. Quem toma dois banhos por dia quase não precisa usar sabonete e nem ficar muito tempo debaixo d´água. O sabonete deve restringir-se às regiões genitais, de pelos e de dobras. Devemos evitar passar sabonete na pele diariamente para evitar ressecamentos. Secura de pele é sinônimo de envelhecimento.
A água descarrega excessos de energia negativas, baixa o fogo das emoções e relaxa. Brincar ou relaxar na água dá vida à nossa criança interior. Um momento de brincar com a água pode ser no banho, diariamente. Existe o astral de antes e o de depois de um bom banho. Antes do banho tantas vezes a pessoa entra no chuveiro por obrigação, meio confusa, tendo que fazer tudo rápido. Tomar banho e beber água, melhoram a clareza para o raciocínio.