Sustentabilidade, por Vicente Negrão
Atitude Bemglô

Sustentabilidade, por Vicente Negrão

Sustentabilidade, por Vicente Negrão

Nesta primeira coluna para a BEMGLÔ, gostaria de convidar você a pensar e agir sobre um assunto que pode ser a chave para nos manter vivos no planeta: o uso que fazemos dele. A questão da sustentabilidade só ganhará corpo quando atingir o nível pessoal e intransferível. As soluções acontecem, de fato, quando partem dos indivíduos.

Esse é um jogo que só se ganha no 1 a 1, ou seja, cada um fazendo o que pode para cuidar do seu entorno, que vai do raio de cinco metros a todo o planeta. Eu, você, as empresas, as escolas, o Estado. Enquanto cada um de nós disser que está “preocupado” com o meio-ambiente e, por outro lado, ficar esperando as empresas, os governos, as instituições, as ONGs tomarem a frente, nada de prático acontecerá.

O mundo e a sustentabilidade

“Somos o terceiro maior produtor de lixo do mundo, que absurdo!”, dizemos, mas, na real, o que você está fazendo para reduzir sua produção de lixo? Como cuida do SEU lixo? Sempre dá para separar o que é lixo mesmo do que pode ser reciclado, inclusive se não há coleta seletiva, e levar a uma cooperativa. Existem composteiras adaptáveis a pequenos espaços, e boa parte do lixo orgânico pode ser tratado nelas, dentro da sua própria casa.

“O Brasil é o maior depósito de água doce no planeta, nunca faltará água”, e no ano passado assistimos as duas maiores capitais do País – fato que já se viu em centenas de municípios – se debatendo com a falta de água. E por aí? Quanto tempo tem o SEU banho? Como você lava as louças e as roupas na SUA casa?

“Nossa matriz energética é limpa porque temos muitos rios e um País continental”, mas como é o SEU consumo de energia? Lâmpadas, eletrodomésticos, chuveiro… Faz uso racional ou quando você entra no banho esquece em que planeta está?

Soluções bastante simples estão ao alcance de TODOS. Basta dar o primeiro passo. Quando você menos esperar, estará separando lixo, tomando banho mais rápido, cuidando da sua composteira e, ainda, fazendo uma horta em casa com o adubo que ela produz. Tudo incorporado à sua rotina e com esforço mínimo.

Vamos começar hoje?

 

assinatura-vicente-negrao

Colar Energia Aberta Bemglô
Colar Energia Aberta Bemglô- Sustentabilidade

Comprar

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?