Sobre ser frugal, viver melhor e simplicidade
Quarta Gloriosa

Sobre ser frugal, viver melhor e simplicidade

Sobre ser frugal, viver melhor e simplicidade

Não sei se você já ouviu falar sobre a palavra frugal. Seu significado, que está associado ao estilo de vida mais simples e sem excessos, às vezes pode ser confundido com mesquinho ou avarento. A verdade é que quem escolhe viver de tal forma acaba ganhando de presente mais leveza de espírito e uma paz que invade a alma.  

Ser frugal: menos é mais

No livro “Dinheiro e vida” de Joe Dominguez e Vicki Robin, os autores apresentam essa definição:

“‘Frugal compartilha um radical latino com frug (que significa virtude), frux (que significa fruto ou valor) e frui (que significa desfrutar ou usufruir). Agora faz sentido. Frugalidade significa desfrutar a virtude de obter um valor adequado para cada minuto da nossa energia vital e de tudo que usufruímos”.

Viver dessa forma é entender nossas limitações e tirar o melhor daquela situação. Não se trata de poder ou não  esbanjar, ter ou não dinheiro, trata-se de sentir prazer em viver de um jeito mais simples onde as coisas “menores” tem muito valor e nos fazem felizes.  

Eu sempre busquei esse estilo de vida mais simples. Mesmo crescendo profissionalmente e aumentando meu poder financeiro, permito-me continuar em meu estilo de vida, fazendo o que gosto de fato. Não me deixo levar pelo turbilhão de sugestões infinitas de como gastar meu dinheiro.

Ser frugal é ser uma pessoa que valoriza aquilo que já tem, que não desperdiça recursos materiais e procura extrair o máximo de utilidades das coisas ao seu redor. Se você tem um celular ou um tablet, por exemplo, e usa todas as funções dele, a memória, o mp3, o relógio e o gps, você está sendo frugal. Aproveitar os recursos significa que você valoriza o que tem e não se preocupa em simplesmente “ter”.

Outra parte muito bacana disso tudo é que a frugalidade pode promover a solidariedade entre as pessoas. Uma vez que você passa a valorizar as coisas pela sua utilidade e não como um desdobramento do seu ser, os objetos ganham importância pela sua existência, e seu valor intrínseco pode auxiliar outras pessoas…

Então, permita-se. Seja quem você é de verdade. Encante-se com as miudezas e os detalhes que estão presentes em seu dia-a-dia, e que você não observa por depositar seu tempo em coisas que estão fora de você. “A simplicidade é o último grau de sofisticação” (Leonardo da Vinci.)

Beijos,

Assinatura-Gloria

Colar Energia Aberta Bemglô
Colar Energia Aberta Bemglô

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?