Cuidados com insetos na Amazônia
Viajando

Cuidados com insetos na Amazônia

Cuidados com insetos na Amazônia

A Amazônia é um lugar que reserva um paraíso com fauna e flora riquíssimos para quem visita. Se você pretende viajar para lá, saiba que a experiência será incrível, mas alguns cuidados devem ser tomados para que nada saia do planejado e você consiga curtir bastante.

É fato que a floresta amazônica guarda alguns perigos, como animais selvagens de vários tipos, doenças diferentes e por aí vai. E mesmo que você não vá ficar em um local muito selvagem, corre o risco de ser mordido por algum mosquito diferente ou inseto que causam doenças bem desagradáveis. Pensando nisso, a gente trouxe algumas dicas e informações para você se prevenir.

Insetos na Amazônia, cuidados e informação

Para começo de conversa, siga sempre as recomendações de um guia e dos moradores locais. Além disso, nunca saia sozinho para caminhadas e procure pesquisar sobre o local que vai passar alguns dias antes de chegar. A informação lhe ajuda a evitar os perigos, assim como a desfrutar mais das belezas da floresta.

Doenças comuns

Malária

A Malária é uma doença que está associada à falta de saneamento e à degradação ambiental. Nos centros urbanos, é mais rara por isso. A doença é causada pelo protozoário Plasmodium e transmitida pelo mosquito Anopheles. Causa febre alta, calafrios e dores no corpo. A melhor prevenção é o uso de repelentes, calças compridas e mangas compridas especialmente nos horários que o mosquito é mais ativo: ao amanhecer e ao anoitecer.

Febre amarela

Esta doença é transmitida por mosquito e alguns vetores. No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). Sua prevenção é a vacina que deve ser tomada até 10 dias antes do embarque.

Leishmaniose

Esta doença é transmitida pelo mosquito flebótomo e causa feridas na pele. Tem cura, mas o melhor é evitar através de proteção conta a picada do mosquito.

Miuns e meruins

Estes insetos não transmitem doenças, mas podem ser muito inconvenientes em certas partes da Amazônia. Carapanãs, piuns e meruins são atraídos pelo calor e pelos odores da pele. Por isso atacam com menor verocidade após o banho. Tome muito banho e tenha repelentes sempre à mão.

Use repelentes naturais, que são eficazes e não possuem substâncias prejudiciais à saúde como os repelentes à base de Neem.

Boa viagem!

Repelente de Neem + Cravo (200 ml) - Uso Humano
Repelente de Neem + Cravo (200 ml) – Uso Humano – Cuidados com insetos

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?