Rota dos Parecis
Viajando

Rota dos Parecis

Rota dos Parecis

Desde abril de 2016, visitantes que estiverem no Mato Grosso podem conhecer e vivenciar de perto a realidade de aldeias indígenas em um roteiro até então inédito. A Rota Parecis parte da pequena cidade de Campo Novo do Parecis e passa por cinco das 12 aldeias da região: Wazare, Utiariti, Salto da Mulher, Ponte de Pedra e Quatro Cachoeiras.

A iniciativa para um roteiro turístico-cultural indígena surgiu do apoio entre os líderes das aldeias e a prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. As experiências incluem confecção de artesanatos, celebrações religiosas, conhecimentos da culinária e todas as atividades comuns a uma rotina na aldeia, além de trilhas pelas cachoeiras locais.

Foto: Junior Silgueiro/ GCOM-MT

Campo Novo do Parecis

O ponto de partida desta aventura é o município de Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá, e tem como destino final Sapezal, a 473 quilômetros da capital. Entre elas agências de turismo diversas já oferecem passeios pelas aldeias, e nas cidades pousadas, hotéis e restaurantes contam com estrutura necessária para receber os turistas. Campo Novo costuma ser o destino principal para os turistas que buscam a rota. A cidade com pouco mais de 30 mil habitantes tem cerca de 30% de seu território ocupado por aldeias indígenas. Em toda a rota, 80% das atrações estão dentro de reservas.

A Rota potencializou em Mato Grosso o etnoturismo, em que os viajantes conhecem de perto a cultura de um determinado povo. Neste caso, o povo Paresi-Haliti. Conhecer os seus costumes é o grande atrativo. Cada uma das aldeias recebe grupos de turistas e compartilha com eles suas tarefas diárias, além de ensinarem jogos, arco e flecha, danças e ritos de fé. Este é um compromisso de todo o Estado para difundir o conhecimento indígena, propagar o respeito e evidenciar cada vez mais um turismo ecologicamente responsável.

Foto: Junior Silgueiro/ GCOM-MT

O que encontrar na Rota Parecis

A cultura indígena é a cultura original deste país. Cada tribo carrega em seus costumes a ancestralidade da terra e dos povos que sempre viveram aqui. Por isso, passeios como a Rota Parecis são uma oportunidade única de se aproximar com a nossa própria história e conhecer, mesmo que por alguns dias, um pouco da vida nas aldeias. Em cada uma das cinco aldeias, os viajantes adquirem um novo conhecimento.

Wazare

A Wazare é uma das aldeias mais populares da rota. São 35 membros que desde 2011 se organizam para compartilhar esportes tradicionais e um passeio às margens do Rio Verde, onde vivem. Já na aldeia Utiariti, divisa entre Campo Novo do Parecis e Sapezal, está a Salto Utiariti, cachoeira com 90 metros de queda do Rio Papagaios. É um dos principais saltos do estado.

Salto da Mulher

Salto da Mulher é o nome da aldeia que possui uma cachoeira de mesmo nome. Ela faz parte do Rio Sacre e para acessá-la os visitantes precisam atravessar uma trilha de 600 metros.

Ponte de Pedra

Ponte de Pedra é a única que não está em Campo Novo do Parecis ou Sapezal. A aldeia localiza-se entre Diamantino e Nova Maringá e o principal atrativo é a ponte natural formada pela escavação do Rio Sucuruína ao longo dos anos. Cachoeiras como Pata da Onça são constantes e populares neste trecho da rota. A aldeia Quatro Cachoeiras é o ponto de encontro de centenas de índios de diversas etnias ao menos uma vez ao ano para o Festival de Cultura e Jogos Indígenas de Pareci. Em seu entorno estão quatro cachoeiras que dão nome à aldeia e que também vêm do Rio Sacre que banha a Salto da Mulher. Trilhas, mata, cachoeiras e o próprio festival são os principais atrativos.

Foto: Junior Silgueiro/ GCOM-MT

Para ter a oportunidade de conhecer essas riquezas culturais, o melhor caminho é viajar até Campo Novo do Parecis ou Sapezal, e de lá fechar pacotes particulares com as agências de turismo. Em sua maioria, oferecem transporte pelas aldeias, hospedagem, café da manhã e guia pelas atividades e trilhas.

 

 

BOLSA TEAR TIRACOLO LISTRAS ÉTNICAS - REDE ASTA
BOLSA TEAR TIRACOLO LISTRAS ÉTNICAS – REDE ASTA

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?