Mercado Iaô
Arte & Cultura

Mercado Iaô

Mercado Iaô

Artesanato, música, gastronomia e muita cultura baiana: tudo isso dá vida ao Mercado Iaô, um empreendimento comercial mas principalmente cultural e social que anualmente leva à Península de Itapagipe, em Salvador, o que tem de mais rico na identidade da Bahia. Desde sua primeira edição, em 2014, o Mercado já reuniu público superior a 140 mil pessoas e movimenta a cada ano cerca de 600 mil reais para os empreendimentos criativos participantes. O propósito do evento é apoiar e potencializar os produtores locais, e um contato profundo com a cultura do estado que é o berço do Brasil.

Por trás do Mercado Iaô

Margareth Menezes é o rosto por trás do Mercado Iaô. Além de idealizadora e embaixadora do evento, a cantora é a responsável pelos convites que levaram grandes nomes da música brasileira ao palco do mercado. Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Lenine, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Elba Ramalho são alguns dos que já passaram pelo evento.

O local que recebe o Mercado também é fruto do trabalho da artista. Menezes fundou em 2004 a ‘Fábrica Cultural’ que, em parceria com a prefeitura de Salvador, realiza diversos projetos no campo da arte, educação e cultura. Desde 2008, a Ong atua na Ribeira (bairro onde Margareth Menezes nasceu) e em outros bairros da Península de Itapagipe, e foi lá o local escolhido para sediar o Mercado Iaô desde sua estreia. O evento ocupa os 7.000 metros quadrados da área externa da antiga Fábrica de Linhos Nossa Senhora de Fátima, em edições variadas aos domingos, geralmente no Verão. Por dia, passam pelo Mercado cerca de 5.000 pessoas.

Ações culturais do Mercado Iaô

Além de reunir artesãos, artistas musicais e do teatro, produtores de moda e agricultores locais na antiga Fábrica, a edição Itinerante do evento leva o Mercado Iaô para outros espaços públicos, com circulação de pessoas que talvez não conheçam o projeto. Na primeira edição, o Iaô Itinerante foi para a praça de um shopping de Salvador, levando o trabalho de mais de 100 artesão a um público rotativo de 30.000 pessoas por dia.

Além do evento de verão, a Rede Iaô reúne cerca de 600 pequenos empreendedores em um calendário anual de cursos, oficinas, palestras e workshops para capacitação desses produtores e contribuição com a melhoria de seus trabalhos e geração de renda. Em outubro e novembro deste ano, o Mercado prevê a realização de cursos de design de produto, formação de preço e técnica de venda, design sustentável, planejamento estratégico e marketing digital para pequenos negócios. Além de, em dezembro, acompanhamento da produção dos empreendedores e curadoria de seus produtos.

Em 2018, a edição do Mercado Iaô ocorreu entre janeiro e fevereiro, Com mais de 130 espaços de comercialização e uma extensa programação cultural, popular e preocupada com a sustentabilidade. Para ficar por dentro das demais ações e edições, acompanhe o Mercado Iaô nas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

 

COLAR CORAÇÃO BORDADO À MÃO
COLAR CORAÇÃO BORDADO À MÃO

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?