Risoto ao Funghi
Nas Panelas

Risoto ao Funghi

Risoto ao Funghi

Já que você veio até aqui, vou te segurar falando alguns bons motivos para você preparar esse prato “deuso”, ok? Risoto é um prato mega simples de fazer, sendo sua base o arroz (arbóreo, risoto mais firme ou Carnaroli, risoto mais cremoso – Usaremos o primeiro) e o diferencial é o acompanhamento que você irá adicionar, neste caso é o funghi secchi, sempre caprichando no tempero, é claro.

O funghi é uma espécie de cogumelo super nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais. Seu sabor é bem acentuado e levemente terroso, entretanto adapta-se facilmente aos demais temperos, deixando seu sabor mais leve, porém encorpado. Quanto às nozes, elas são uma das mais crocantes das oleaginosas e agregam o sabor e a textura ideais para o prato, sem falar do charme que fica!

Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico Vermelho
Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico Vermelho

Comprar

Então chega de blá blá blá e mãos à obra. Vamos aos ingredientes!

1 Xícara de Funghi Secchi
2 Xícaras de água fervente
Alho picado, ervas e tempero a gosto
3 Punhados por pessoa (medir com a mão) de arroz arbóreo
1/2 Xícara de nozes picadas
1 Copo (americano) de vinho branco seco
2 Colheres (sopa) de manteiga (de preferência a clarificada)
1 Cebola média picada
2 Xícaras de parmesão ralado grosso.

Preparo:

(Parte 1) Tratando dos ingredientes: Lave bem o Funghi em água corrente, coloque em uma vasilha com as 2 xícaras de água fervente e deixe por, no mínimo, 30 minutos. Quando estiver bem hidratado e macio, escorra a água em uma panela ou fervedor e pique bem os cogumelos. Acrescente as ervas e temperos à água do Funghi e complete com água (até completar + ou – 1,5 litro) e coloque este caldo para ferver. Mantenha fervendo sempre, em fogo baixo.

(Parte 2) Preparando o risoto: Coloque a margarina, a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente o Funghi picado e os punhados de arroz e refogue mais 1 minuto. Coloque o vinho e marque exatos 20 MINUTOS. Mexendo sem parar, vá adicionando o caldo que está fervendo na outra panela, sempre aos poucos, conforme o risoto vai secando e pedindo mais água. Mantenha este ritmo até acabar o tempo. O ponto do risoto para desligar a panela é com ele bem molhado. Desligue o fogo e adicione o parmesão e as nozes, mexa bem e é só servir!

Para acompanhar, um vinho branco (tinto ou seco). Se for um jantar romântico, capriche nas velas. Caso seja para amigos e família capriche nas gargalhadas. Em ambos os casos, prepare-se para uma chuva de elogios!

Depois conta pra gente o que achou, combinado?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?