Plantadores de Água
Quarta Gloriosa

Plantadores de Água

Plantadores de Água

Salve, Glorioses. Já imaginou se pudéssemos plantar água? Pois através das árvores, é possível! Quando as plantamos, elas atraem veios de água que fazem ressurgir as nascentes que um dia estiveram mortas. E onde havia seca, “planta-se” água.

É esta poesia da natureza que inspira Meirinalva Pinto, uma apaixonada por plantas e organizadora do grupo Plantadores de Água. Ela começou, sozinha, a cultivar árvores em seu bairro, em Goiânia. Atraiu alguns amigos e, aos poucos, se viu à frente de um grupo que já plantou mais de 3 mil mudas em pouco mais de 1 ano.

Entre professores, servidores públicos e, agora, até engenheiros ambientais, a missão é recuperar as áreas verdes na cidade e também nascentes, todas com mudas nativas do Cerrado.

As raízes criam caminhos na terra que retém a água da chuva, fortalecendo os lençóis freáticos e recuperando todo o entorno.  E enquanto crescem, as árvores transpiram atraindo as chuvas e abastecendo ainda mais as nascentes e todos os ciclos de água. 

O caminho é longo, mas a missão é mais do que possível!

E todo este cenário também habita as cidades. Os rios subterrâneos percorrem quilômetros e cada praça e parque é um ponto de respiro. Por isso é tão importante preservá-los. Mas só plantar não basta, é preciso cuidar. 

Os Plantadores de Água aproveitam os períodos de chuva para o cultivo, de novembro a fevereiro, e ao longo de todo o ano fazem ações de proteção das áreas plantadas, que frequentemente sofrem com o descarte irregular de lixo e incêndios.

Desde o primeiro plantio, em dezembro de 2019, o grupo atua inteiramente com doações, que partem de 10 reais no clube mensal. Mas se não tiver como contribuir, pode colocar a mão na terra através do voluntariado! 

E lado a lado ao plantio, o grupo também atua com educação ambiental, organizando cursos de plantio, visitas guiadas e coleta de sementes, que estão em aguardo por conta da pandemia. São pequenos passos que, juntos, constroem a mudança.

No próximo dia 22, temos o Dia Internacional da Biodiversidade, e que a iniciativa da Meirinalva também plante em você uma semente de esperança. Que tal, como ela, plantar algumas árvores pelo seu bairro? 

O milagre do renascimento da terra está na água, e vice-versa! 

O que fazemos para as florestas do mundo 

é um reflexo do que fazemos a nós mesmos e uns aos outros.” 

(Mahatma Gandhi)

Acompanhe os Plantadores de Água: site e instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?