Cerâmica na cozinha: benefícios e história
Vida Saudável

Cerâmica na cozinha: benefícios e história

Cerâmica na cozinha: benefícios e história

Preparar refeições está entre as coisas mais antigas do mundo e os utensílios vem sendo criados desde que o mundo é mundo para atender as necessidades do ser humano. Cada objeto tem uma história e a cerâmica é um dos materiais mais usados desde os primórdios.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-história: vasos de barro sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. A tradição ceramista, ao contrário do que muitos pensam, não veio com os portugueses ou na bagagem cultural dos escravos. Os índios já tinham essa prática do trabalho em barro antes das colonizações.

As panelas de cerâmica

Além do seu visual bonito, a panela de cerâmica possui vantagens sobre as panelas tradicionais de teflon ou alumínio. A diferença aparece tanto na preparação dos alimentos quando no material utilizado para a fabricação.

Mais sabor

Como a panela de cerâmica ou revestida deste mesmo material não soltam os metais pesados que outras soltam, o alimento é preparado sem interferência no sabor e de forma mais natural. A diferença se dá no sabor também, consequentemente.

Mais prática

Outra vantagem deste tipo de panela é a possibilidade de sair do fogão direto para mesa ou bancada de mármore sem alterar o sabor dos alimentos, pois possuem resistência ao choque térmico. E por falar em resistência, as panelas de mais qualidade suportam altas temperaturas sem que ocorra rachaduras na panela ou qualquer outro defeito.

Qual a melhor forma de utilização desta panela?

Como este material retém mais calor, o ideal é utilizar fogo baixo/médio, pois o cozimento dos alimentos será no tempo certo. Para frituras, aqueça a frigideira por 3 minutos em fogo baixo antes do óleo e do alimento.

Não utilize objetos de metal/cortantes para raspar o fundo da panela, prefira utensílios de bambu ou plástico. Na hora de limpar, o ideal é encher com um pouco de água e detergente, dar uma aquecida para amolecer os restos e só depois lavar.

Adquira as panelas com revestimento cerâmico da Bemglô para uma cozinha muito mais saudável e feliz!

Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico
Conjunto Panelas 5 Peças Alumínio Com Revestimento Cerâmico

Comprar

 

 

 

2 thoughts on “Cerâmica na cozinha: benefícios e história

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?