Ofertório: Caetano e seus filhos através da música
Arte & Cultura

Ofertório: Caetano e seus filhos através da música

Ofertório: Caetano e seus filhos através da música

“É um show familiar, nascido da minha vontade de ser feliz”, contou Caetano em carta quando anunciava, ao final do ano passado, o lançamento de um show com seus filhos: Moreno, Zeca e Tom. No dia 03 de outubro, quem foi na estreia no Rio de Janeiro pôde ver o inédito: Caetano Veloso com seus três filhos se unindo em canção. O patriarca ao violão e os outros três se revezando entre os instrumentos. Até mesmo Zeca, conhecido por ser o mais resguardado, tocou o público com sua melodia. De lá pra cá o show mudou de nome – de “Caetano Moreno Zeca Tom Veloso” para “Ofertório”-, teve CD e DVD, shows esgotados para além do mês de estreia e data marcada no exterior.

Engana-se quem pensa que Ofertório é um ode à carreira de Caetano. Os clássicos estão lá, mas de forma discreta. Há muito espaço para releituras, canções novas de Caetano e composições dos três filhos. A produção é intimista e não há instrumentista para além dos quatro no palco. Talvez essa estrutura tenha só contribuído para criar o ambiente de afeto e harmonia familiar. Em coletiva no último dia 22 para lançamento do DVD, Caetano contou um pouco do processo para criação do show, que levou três meses de preparação: “Fiquei sonhando com isso por muito tempo, há ao menos uns três anos. Mas o Zeca não queria, então esperei até que ele finalmente se decidiu”.

As canções de Caetano presentes em “Ofertório”

Entre as canções de Caetano estão “Alegria Alegria”, de 1967; “Reconvexo”, de 1989; e a favorita “O Leãozinho”, de 1977; assim como “Um passo à frente”, de Moreno; e “Todo Homem”, de Zeca. Tom destaca-se no funk “Alexandrino”, com direito a passinho. Ao total, são 28 canções. O DVD, registro de uma apresentação em São Paulo ainda no outubro da estreia, chega às lojas no próximo dia 19 de junho. Já o album já está disponível das plataformas digitais. E o nome, “Ofertório”, é o mesmo de uma composição de Caetano para sua mãe, Dona Canô: “Escrevi a letra como se fosse minha mãe dizendo aquelas palavras e quero repeti-las agora como se eu estivesse dizendo aos meus filhos o que ela nos disse através de minha própria canção”.

Dessa união de afeto o sucesso não poderia ser outro: após 1 mês de agenda fixa no Rio, o show seguiu para São Paulo, Belo Horizonte, Belém e todo o Brasil. No próximo mês, a Europa será o destino dessa família musical. Ofertório passa pela Itália (dias 13, 15, 17 e 21), Espanha (19, 23, 26 e 28) e Portugal (dia 30 e 01 de agosto).

 

Coração Eu faço do Tempo
Coração Eu faço do Tempo

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?