O que é uma agrofloresta?
Atitude Bemglô

O que é uma agrofloresta?

O que é uma agrofloresta?

Se você assiste a novela Pantanal já deve ter se deparado com esse termo. Mas você sabe o que é uma agrofloresta ou um sistema agroflorestal?

 

Na fazenda de Zé Leôncio, personagem da novela Pantanal, a novela queridinha do brasileiro atualmente, tem se falado muito de agrofloresta como um caminho para a agropecuária sustentável.

 

Esse sistema agroflorestal, ou SAF, é um sistema em que o produtor planta e cultiva árvores, além de produtos agropecuários na mesma área, inspirado principalmente na dinâmica dos ecossistemas naturais. Essa união é um caminho de regeneração do solo, que funciona na recuperação da fertilidade da terra, além de diminuir a sua erosão e contribuir para a  preservação da mata nativa.

 

As árvores protegem o solo, o que contribuem na absorção da água, as folhas e os compostos orgânicos têm um papel fundamental na nutrição do terreno, o que diminui a irrigação artificial e evita o uso do agrotóxico!

 

No campo da agropecuária, existem o sistema silvipastoril biodiverso, ou pasto muvuca. Essa relação é positiva porque além das árvores captarem carbono e o metano, elas geram bem estar bovino, porque produzem sombra e também ajudam a diminuir a temperatura do pasto. Fora que quanto mais variedades de compostos orgânicos, mais rico o solo, mais rico o capim que a vaca come e por aí vai!

 

O incrível é que para o sistema agroflorestal existir, ele precisa de um intercâmbio, um cruzamento de conhecimento entre produtores, comunidades tradicionais, povos indígenas, técnicos e o setor público. Para que o SAF cresça e encontre novos adeptos, precisamos de políticas públicas e investimento nessa forma de plantar e de criar.

 

Esse sistema já foi implantado e em sua grande maioria dos adeptos da agricultura familiar, em locais de práticas coletivas e com muita capacitação para cuidar da terra do jeitinho que ela merece.

 

Se puder, dê preferência a produtos que não desmatam, que não maltratam e que gire a economia na mão de todes. Inclusive, dá um pulinho no nosso maktplace de consumo consciente para você conferir os produtos de agricultura familiar, indígenas e todos orgânicos, sem veneno e bem gostoso!

 

Conta pra gente da Bemglô o que você achou desse assunto. Beijo!


LOJA BEMGLÔ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.