O que é o Slow Fashion?
Atitude Bemglô

O que é o Slow Fashion?

O que é o Slow Fashion?

O Slow Fashion é um movimento que nasce da necessidade de mudança do consumo no universo da moda. Nadando contra a corrente das grandes redes de fast fashion, essa escolha prioriza a qualidade dos produtos e a sua atemporalidade, ou seja, roupas com maior vida útil.

Podemos dizer que o fast fashion nasceu a partir da revolução industrial com o desenvolvimento das máquinas, o que facilitou a produção em massa das peças. Com o tempo, houve uma explosão das lojas de departamento e de marcas que produziam muitas roupas a baixo custo, com baixa qualidade e curta temporalidade, as famosas redes de fast fashion. Elas induzem ao consumo desenfreado, com base nas condições de trabalho precárias e poucos cuidados ambientais.

O oposto vemos no Slow Fashion, onde as marcas e estilistas focam na produção de pequenas coleções, valorizando a mão de obra têxtil, qualidade dos insumos e, é claro, se atentando aos impactos contra o meio ambiente.

De acordo com a ONU em um estudo de 2019, a produção de roupas dobrou entre 2000 e 2014 no mundo todo. A indústria da moda é responsável por 20% do total de consumo de água global e 8% dos GEE – Gases do Efeito Estufa – que são emitidos a partir da fabricação de roupas e calçados.

As vantagens de aderir ao estilo de vida Slow são inúmeras! Para o meio ambiente, o Slow Fashion ajuda na redução de resíduos de tecidos e no consumo de água. Como um dos pilares dessa forma de consumo é a valorização de quem faz, os processos de fabricação costumam tratar os trabalhadores com maior respeito e remuneração digna. Ah! E é claro, para quem consome, é a certeza de uma peça de qualidade que você vai usar por mais de uma estação.

Nossa dica é que você conheça as marcas de roupas eco amigas que estão na nossa Rede do Bem. Tem para todos os bons gostos! Aqui na Bemglô nós temos como base trabalhar apenas com empresas e organizações comprometidas com o meio ambiente e com o ser humano, impulsionando a produção nacional e toda a riqueza cultural do Brasil. Vem fazer parte desse movimento com a gente!

 

Ah! Passa no nosso marketplace de consumo consciente para você conhecer as marcas ecoamigas que estão na nossa Rede do Bem: home (bemglo.com)

Conheça uma moda consciente no nosso marketplace de consumo consciente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.