Maçã: juventude na voz e equilíbrio
Vida Saudável

Maçã: juventude na voz e equilíbrio

Maçã: juventude na voz e equilíbrio

“An apple a day keeps the doctor away” – é um provérbio inglês que sugere que uma maçã ao dia mantém o médico distante. Este ditado foi publicado pela primeira vez em 1886, mas na dietética chinesa, há milênios descrevem a maçã como fruta relacionada ao equilíbrio dos chakras, ou seja, dos nossos centros energéticos, especialmente o da garganta.

Mês passado, no dia Mundial da voz, aprendi com Denise Puppin, fonoaudióloga e trainer coach em oratória, que “a maçã, por ser porosa, favorece a mastigação fazendo com que os músculos responsáveis por essa função sejam ativados. Ao ser mastigada, a maçã libera o seu “caldinho”, tornando a saliva menos espessa, favorecendo consequentemente a salivação e o ato de engolir. Entende-se que todo este mecanismo quando está em ação, pode ser compreendido como um aquecimento vocal por ser um exercício natural de soltura da musculatura interna da boca e musculatura externa da face. A Mastigação da maçã favorece até a jovialidade livrando os músculos faciais de sobrecarga”. Não podemos esquecer que a voz emana a juventude, então, porque não analisarmos todos os benefícios que essa fruta pode nos trazer?

Suco de Maçã com romã limpa o ponto energético da garganta. Já a sua casca contém pectina, fibra indicada para reduzir a absorção de gorduras e contribuir para uma boa flora intestinal. Além disso, o suco de maçã vermelha descascada (neste caso sem a pectina da casca) e batida com água, age como um bom medicamento contra gastrite. As maçãs podem, inclusive, fazer parte da dieta para todos os tratamentos holísticos.

Como incluir a maçã em nosso dia a dia

Por ser uma fruta de baixo índice glicêmico e ter por volta de 75 calorias por unidade, ela pode fazer parte de todas as dietas de emagrecimento. É rica em quercetina, bioflavonóide que diminui os riscos de derrames cerebrais e infartos, e combina muito bem com um suco verde, ou então numa Salada cruas com folhas amargas (alface,  chicória frisée, radiche…) temperada com limão e azeite. Em pratos principais, pode-se preparar um purê de maçã, harmonizando um prato com peito de frango ou pato assado.

Maçãs podem, em poucos minutos, virar um doce quando cozidas ou assadas com canela ou baunilha. Industrializadas temos as secas ou as parecem chips, mas não são fritas, são liofilizadas e/ou assadas, e servem de tira-gosto prático!

Maçã crua ou seca é prática para levar na bolsa e comer em qualquer lugar.  Já o suco de maçã com hortelã e limão é indicado para diminuir a ansiedade e o sentimento de raiva silenciosa, aquela que remói e intoxica o fígado, o sangue e os músculos. Raivas, principalmente as contidas, contraem os músculos e nos deixam mais vulneráveis às tendinites. Para os que sofrem de insônia e/ou melancolia é indicado o chá de maçã e raspas da casca da laranja.

Geralmente maçãs são uma das primeiras frutas que comemos na vida, raspadinhas, dadas em colher de chá. Nossos ancestrais de alguma forma a relacionavam como uma fruta para o equilíbrio orgânico, pois era comum visitar um doente levando a ele uma maçã, para sua convalescença.

A maçã simboliza o amor, a fecundidade, a juventude. Quando mordida significa a sedução, a liberdade, o doce “pecado” do desejo. Seu formato esférico simboliza o mundo e as suas sementes, a fertilidade e a espiritualidade. Inclua esta poderosa fruta na sua rotin a e tenha uma vida ainda mais saudável!

 

 

 

 

 

So Bags Banana - Conservador de Alimentos
So Bags Banana – Conservador de Alimentos

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?