Juventude sem faixa etária
Quarta Gloriosa

Juventude sem faixa etária

Juventude sem faixa etária

A maioria das pessoas, nos dias atuais, parece que está sempre na correria para chegar a algum lugar antes que “seja tarde demais”. Acham que estão perdendo tempo e acabam não vivendo o presente, preocupados com a perda da juventude. Por isso começo esta Quarta Gloriosa com uma frase que li esses dias: “ser jovem é uma escolha, envelhecer não”.

Juventude é uma escolha de vida

Mudar de carreira, começar do zero, interromper um relacionamento, fazer aquele curso tão sonhado na adolescência, viajar sozinho e por aí vai. São muitos os desejos que temos mas o que nos impede de realizá-los? Além d a realidade que cabe a cada um responder para si mesmo, será que não surgem frases piscando na mente como “não tenho mais idade para isso” ou “não tenho mais energia para algo assim”?. Saiba que cada vez mais a separação de uma etapa da vida para outra tem se tornado mais fluida e livre.

Essa sensação de correr contra o tempo está relacionada com o padrão societário, a famosa rotina que mata os sonhos, um de cada vez. Com o tempo, o resultado é o fracasso, que não está associado a dinheiro ou carreira, mas sim à realização pessoal. Se você ainda não conhece esta sensação, é preciso rever algumas razões que o levam a fazer escolhas. Tem muita gente incrível esquecendo de entender o que quer enquanto só faz o que esperam.

Estes dias, estava lendo sobre um conceito chamado “Youth mode”, publicado pelo “Box1824”, grupo que pesquisa tendências de consumo e comportamento jovem. Esta tendência, segundo eles, nada mais é do que a “morte” da idade, onde a juventude não é etária e para de ser categorizada em etapas.

Em uma de suas definições, encontrei esta que achei mais interessante: “Juventude não é liberdade em um sentido político. É uma emancipação do tédio, do previsível, da tradição. É atingir um potencial máximo: a habilidade de ser a pessoa que você quer ser. Trata-se da liberdade de escolher como se relacionar; de experimentar coisas novas; de cometer erros. A juventude entende que toda liberdade tem limites e que ser adaptável é a única forma de ser livre.”

Na prática, entendo que muitas pessoas tem se permitido mais e buscado ir um pouco contra as regras – que nem sempre fazem sentido, cá entre nós – para viverem a vida de seus sonhos, onde tudo se encaixa e há felicidade. Tanto que no nosso mundo capitalista a s marcas já tem sentido bastante essa mudança de um modo geral, como nos mostra… e aos poucos vai surgindo a necessidade de uma repaginada generalizada em todos os seus âmbitos.

Segundo a pesquisa do Box1824, a pessoa que vive sem as “amarras” do padrão é alguém comprometido com o novo, que gosta de experimentar, é ajustável, insurgente, sensível ao coletivo e livre. Ser jovem vai muito mais além da idade cronológica e acredito que sempre haverá uma nova chance fresquinha e pronta para nos receber, desde que a gente se permita.

Feliz ano novo e até a próxima!

Beijos,

2 thoughts on “Juventude sem faixa etária

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?