Joia, semijoia e bijuteria: qual a diferença?
Moda Consciente

Joia, semijoia e bijuteria: qual a diferença?

Joia, semijoia e bijuteria: qual a diferença?

O uso das joias e acessórios em geral sempre esteve associado a algum significado nos hábitos e costumes dos mais diferentes povos. Inclusive, a joia sempre serviu de instrumento de estudo para reconstrução das histórias dos nossos antepassados. Os motivos do uso de adornos podiam ser por vaidade, ostentação de poder ou status, mas a verdade é que em qualquer cultura é possível reconhecer algum tipo de joia e relacionar com a personalidade da pessoa que usa.

Se são feitos com materiais de valor, não importa. A beleza de cada joia independe disso e nunca impediu ninguém de ousar com algum acessório diferente na hora de se arrumar um pouco mais. Hoje, a gente te mostra a diferença entre joia, semijoia e bijuteria falando um pouco do processo de criação de cada um.

Joia X Semijoia X Bijuteria

Para entender melhor a diferença entre joias, semijoias e bijuterias é importante ter o conhecimento de que as duas matérias-primas mais importantes para fabricar esses produtos são os metais e as pedras.  A maneira que cada uma é utilizada é que vai determinar a diferença entre os acessórios.

Tipo de metal

A fundição é um dos processos industriais mais importantes na fabricação dos adornos. A escolha do tipo de metal a ser usado nesta hora é  que vai determinar sua característica.

Metais nobres

Os metais mais nobres, como o ouro, servem para a produção de joias. No caso daqs semijoias e da bijuteria, os mais usados são o latão ou o bronze, que são menos nobres.

Camadas de metal

Como a joia é produzida em ouro maciço, não se faz necessária nenhuma camada adicional de outro metal. As semijoias, por outro lado, recebem camadas intermediárias de metais como cobre, bronze, níquel ou paládio. Logo após esse banho intermediário, as camadas de metal nobre são aplicadas.

No caso das bijuterias também podem ser aplicadas camadas com metais nobres, porém o que vai diferenciar da semijoia é a quantidade de metal nobre utilizada. A maioria das bijuterias recebe um banho “flash”, ou seja, apenas uma fina camada de metal nobre é depositada na peça, enquanto que as semijoias recebem uma camada mais espessa desse metal nobre.

Pedras

As pedras também influenciam bastante no valor de cada acessório. Pedras naturais preciosas como o diamante e o rubi, por exemplo, são encontradas somente em joias. As pedras semipreciosas podem aparecer em semijoias, como o quartzo, a ágata e a amazonita.

Os cristais artificiais entram na produção das semijoias, mas são utilizadas especialmente em bijuterias. Alguns exemplos são a zircônia e os vidros lapidados.

O importante é se sentir linda com o acessório escolhido! Na Bemglô temos acessórios banhados a ouro, bijuterias e acessórios de borracha. Escolha o seu preferido! 😉

Colar Maxi Bolas Ouro Rubio Bemglô
Colar Maxi Bolas Ouro Rubio Bemglô

Comprar

One thought on “Joia, semijoia e bijuteria: qual a diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?