Uma verdadeira viagem é aquela em que a pessoa entra em contato total com o destino que a recebe, buscando sentir sua atmosfera, conhecer suas histórias e apreciar suas paisagens em calma e silêncio. Pensando nisso, que tal conhecer na sua próxima viagem de férias um destino meditativo inigualável como o Japão? Berço de uma civilização milenar, esse lugar está repleto de locais perfeitos para quem busca um momento de paz e desestresse!
Todos precisamos de um tempo de descanso, para que possamos desfrutar de possíveis viagens e momentos felizes com as pessoas que amamos-ou até mesmo sozinhos. Porém, muitas pessoas levam a ansiedade de seu dia a dia para as férias: É raro encontrar viajantes que observam com atenção as paisagens que os rodeiam. Os turistas estão muito mais preocupados em tirar fotos com suas câmeras eletrônicas do que em sentir verdadeiramente o ambiente que está à sua volta.
Considerado um dos grandes centros do zen-budismo no mundo, o Japão está entre os melhores destinos para quem busca uma viagem pacífica e cheia de aprendizados. Por isso, se você pretende durante a sua viagem encontrar momentos de paz e reflexão, esqueça da necessidade de fotografar tudo e documentar tudo o que vive e concentre-se na experiência em si. Nossas memórias não precisam sempre estar contidas em imagens de câmeras, mas sim no que sentimos e vivenciamos.
O que fazer em uma viagem zen ao Japão
Considerado um destino místico e fascinante, o país é repleto de contrastes entre a tradição e a modernidade. Da capital Tóquio aos belos templos da cidade-relíquia de Kyoto, do deslumbrante Monte Fuji às cerejeiras em flor em Okinawa ou Hokkaido, passando por cidades como Osaka, Nara e Sapporo, não faltam motivos para viagens ao Japão!
Para os que buscam aprendizados valiosos, Kyoto, antiga capital imperial do Japão, é a escolha certeira. Cidade das gueixas e dos templos, um mais lindo que o outro, foi fundada no ano de 794 e foi capital do Japão por 11 séculos, e tem muita história para contar! É também uma cidade razoavelmente grande e moderna, porém não conta com os arranha-céus de Tóquio.
Pelas montanhas que cercam a cidade caminharam grandes mestres do zen-budismo no século 13. É possível fazer passeios por essas áreas e sentir a importância espiritual que elas têm. Kyoto é um museu a céu aberto, com seus diversos templos históricos. Entre as principais construções zen-budistas da cidade estão os templos Nanzen-ji, Shokoku-ji, Tenryu-ji, Ginkakuji e Kinkakuji, todos abertos a turistas. Com sua estrutura dourada, o templo Kinkakuji é o grande cartão-postal do lugar.
Monte Fuji, patrimônio mundial
Não podemos deixar de mencionar o Monte Fuji. Patrimônio Mundial, essa obra prima da natureza é considerada a própria imagem do Japão, reverenciada por mestres da pintura, poetas e músicos e admirada por inúmeras pessoas, especialmente as que ascendem seus 3776 metros de altura todos os anos.
Há duas formas de conhecer este vulcão inativo desde 1707: contemplando suas formas simétricas de bem longe ou enfrentando uma longa subida até sua cratera, numa experiência mágica, desafiadora e sem precedentes.
Além dos monumentos históricos de Kyoto e o Monte Fuji, indicamos uma visita ao Memorial da Paz em Hiroshima, os santuários e templos da cidade de Nikko, os monumentos da antiga capital Nara e o famoso santuário Itsukushima, com o seu ‘tori’ vermelho.
O Japão pode parecer longe, mas para os que se aventuram a conhecer a Terra do Sol Nascente, com certeza se sentirão não só bem recebidos, com aquela sensação de se estar em casa!
Oi amigo, parabéns pelo site, muito bem estruturado seu conteudo.Abraços
Obrigada 🙂