A importância da fibra na alimentação
Vida Saudável

A importância da fibra na alimentação

A importância da fibra na alimentação
Colchões Bemglô
Colchões Bemglô – A importância da fibra

Comprar

fibra que encontramos em alimentos como frutas, hortaliças e cereais serve para melhorar nossa vida, mas mesmo assim a ignoramos no dia a dia. Um futuro saudável e um corpo funcionando do jeito certo dependem de uma alimentação balanceada, por isso a gente te mostra hoje a importância desta substância.

Mais fibra, por favor.

Uma boa noite de sono

Quando você consome mais fibra, seu intestino fica regulado e com isso, o organismo não “te acorda” à noite. O corpo precisa de um relógio biológico para que trabalhe no momento certo, que não é quando você está dormindo.

Respiração

As fibras possuem propriedades anti-inflamatórias e por isso ajudam a minimizar agressões às vias respiratórias típicas de quadros de bronquite, asma e outras doenças pulmonares.

Controle da pressão

A insulina funciona melhor na presença das fibras, porque há um estímulo à produção de óxido nítrico.  Essa molécula, por sua vez, mantém os vasos relaxados. Daí a pressão não tende a subir, e o sangue trafega numa boa. Além disso, as fibras formam um gel viscoso, que diminui a velocidade do bolo alimentar lá no trato gastrointestinal. Quanto mais tempo ali, maior a absorção de nutrientes.

Colesterol baixo

Existe mais uma bela razão para chamar as fibras de tutoras do coração: elas ajudam a manter as taxas de colesterol em um patamar seguro, vantagem já sinalizada por diversas pesquisas mundo afora. É que essas substâncias incitam a eliminação de ácidos biliares, que são constituídos por uma boa dose de moléculas gordurosas

Adeus, prisão de ventre

Uma das funções clássicas das fibras é aumentar a frequência de visitas ao banheiro. Isso porque elas são responsáveis por dar peso e consistência ao bolo fecal. Ao reter líquido, ainda conferem maciez às fezes, facilitando sua eliminação. Mas para que elas realmente cumpram esse papel é primordial se hidratar direito.

Para perder peso

Ir ao banheiro regularmente tem tudo a ver com emagrecimento. Além disso, o consumo de fibras garante a saciedade ao fim da ingestão das refeições.

Experimente trocar os alimentos tradicionais pela versão integral, além de consumir mais folhas e frutas todos os dias.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?