Verão, festas, calores e cuidados
Vida Saudável

Verão, festas, calores e cuidados

Verão, festas, calores e cuidados

A natureza chama para a festa e a regra é participar. Quem vive harmoniosamente uma estação ganha um bônus de saúde para a próxima. O verão nos oferece frutas, comidas refrescantes, música e alegria. Quem não aproveita da alegria e da luz do verão, não armazena o elemento Fogo para a próxima estação e assim, fica vulnerável às melancolias no próximo outono. Segundo o livro Nei Ching – Su Wen, escrito há mais de dois mil anos na antiga china, a natureza não perdoa aqueles que contrariam as suas regras. Portanto, se você ainda não despertou para festas que começaram, ainda é hora de vestir uma roupa colorida, dançar, pegar uma cor de verão e encontrar-se com amigos para rir e conversar assuntos que não são importantes.

Festas, verão e cuidados

Quando as frutas brotam em seus pés, de forma abundante e colorida para chamar nossa atenção, é sinal que é hora de consumi-las. O sol colore a pele e, antes de castigá-la, nos dá ares de saúde, viço e juventude. O excesso de sol sem proteção solar, inegavelmente envelhece e favorece o aparecimento de câncer de pele. Por outro lado, banho de sol por quinze minutos, sobretudo antes das dez horas da manhã, revitaliza os rins, que segundo a medicina chinesa comanda a força dos ossos, a coragem e a energia sexual. Ficar meses a fio distante dos raios do sol pode dar à pele uma tonalidade mais clara e sem manchas, mas em contrapartida traz prejuízo na nossa expressão Yang, que é a expressão do fogo, do dinamismo e da alegria. O sol revitaliza. Tomar sol nas costas energiza os rins e os pulmões.

O sentimento do verão é a alegria, que como o elemento fogo, espalha e contagia.

No verão, naturalmente buscamos mais água para beber e nos banhar. A água repõe os líquidos que perdemos a mais pelo suor, atenua o calor do corpo e aumenta a resistência aos exercícios. Frutas ricas em líquidos ajudam a hidratar e refrescar o calor do verão. Encontros em torno das águas mar, rio, cachoeira ou piscina, acontecem espontaneamente e também fazem parte do espírito do verão.

Calor e umidade e Calor e secura são amenizados com água, hortaliças e frutas frescas. Salada crua é indicada diariamente, sobretudo no almoço, temperada com limão e azeite. É refrescante e seu uso habitual previne vários tipos de câncer e hipertensão arterial.

Para harmonizar o corpo nesta fase de verão devemos não esquecer de beber cerca de 2 litros de líquidos ao dia e de três a cinco frutas frescas ao dia. Entre as frutas, preferir as da estação, são mais baratas e costumam ser mais viçosas. Melancia e abacaxi são bastante refrescantes e combinam com hortelã (que também é refrescante) quando batidas em um suco. Limonada é o refresco do momento. É antioxidante, fortalece imunidade e pode estar presente em lanches ou refeições.

As refeições devem ser leves para que a vida nos torne leves.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?