Faz suco, faz plástico
Atitude Bemglô

Faz suco, faz plástico

Faz suco, faz plástico

Você sabia que a laranja é rica em fibra, vitamina A e vitamina C. Consumindo uma laranja por dia ou 150ml do seu suco, você ingere propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fora que essa fruta ajuda a reduzir o colesterol ruim e fortalece o sistema imunológico. Ah! O suco de laranja é delicioso e vai bem em qualquer hora do dia!

Mas para além da saúde e do sabor que essa fruta carrega, ela também serviu de insumo para que estudantes do Centro de Ensino Médio 2 do Gama, no Distrito Federal, desenvolvessem um plástico biodegradável, feito sabe do que? Da casca da laranja.

Os alunos foram estimulados a trabalhar nessa descoberta pelo projeto que atua há mais de 15 anos na escola, o Clube de Ciência. Inquietos pelas notícias que assolam as tartarugas marinhas, decidiram procurar uma saída mais ecológica aos canudos tradicionais que lesam os animais e, a partir desse impulso, começaram a estudar e colocar a mão na massa.

A partir de muita pesquisa e muito estudo, a laranja, alimento muito consumido no Brasil e com um grande problema de descarte da sua casca, os alunos criaram uma solução biodegradável: criaram uma estufa para secar as cascas de laranja e as membranas. Usaram caixas de madeiras e vidro de um aquário quebrado e observaram o processo que demora, em média, 7 dias, e acaba durando até duas semanas.

Mesmo com dificuldades e improvisos,  projeto realizado junto ao professor de química Alex Aragão, levou o 3º lugar na Feira Brasiliense de Tecnologia e Ciência, e um prêmio no Encontro de Iniciação Científica do Entorno do Distrito Federal.

É isso o que acontece quando temos suporte para a ciência e para os jovens: coisas maravilhosas são criadas. Esse é só mais um exemplo de como o Brasil é rico desde as coisas da terra, as pesquisas. Cabe a nós apoiar iniciativas e projetos sustentáveis do nosso país. Vamos juntes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.