Embu das artes – SP
Arte & Cultura

Embu das artes – SP

Embu das artes – SP

Casas coloridas e lojas cheias de objetos de decoração compõem o cenário de Embu das artes. Localizada próximo à São Paulo capital, Embu é um passeio agradável e perfeito para que ama arte.

O que tem em Embu das artes?

O lugar é cheio de pintores, escultores, músicos e poetas. As vitrines, repletas de quadros, estátuas e lindas obras fazem jus ao nome da cidade. A vasta produção artística da comunidade atrai mais de 20 mil turistas por fim semana. Expostas em ateliês, galerias e humildes barraquinhas, as obras atendem a todos os gostos: há desde artesanato indígena até peças de arte contemporânea.

Embu tem 260 mil habitantes e a maioria dos seus atrativos se concentram no centro histórico da cidade. Foi através dos jesuítas, que chegaram na região lá pelo século 16, que a arte se instalou e tornou-se tradição.

Hoje, o Conjunto Jesuítico, erguido pela ordem religiosa no começo do século 18, é uma das imagens mais marcantes de Embu. Construído como igreja e residência dos padres, o complexo abriga o Museu de Arte Sacra. No local, pode-se admirar obras como o “Senhor Morto” – estátua de Cristo em tamanho real, esculpida a partir de uma única tora de madeira – e a figura de Nossa Senhora do Rosário.

Quem visitar Embu, precisa conhecer o museu que está situado no Largo dos Jesuítas e conferir as feiras de arte ao redor. A diversidade de produtos é enorme: são pinturas, joias, vestimentas, porcelanas, móveis rústicos e por aí vai.

Ah, e não pense que você precisa ir em dia de semana para fazer compras, pois o comércio funciona a todo vapor aos domingos e ainda conta com músicos e poetas invadindo a cidade com violinos, sanfonas e seus versos. Uma figura que todos podem conferir é a escritora Giselle Biaaconi, que vestida com roupas de baile do século 19, recita poemas para os turistas. A escritora que já levou uma pedrada ao levar seus poemas para as ruas de São Paulo, afirma que o cenário de Embu é outro. “O lugar é propício para a arte”.

Embu das artes também foi lar do ator Domingos Montagnier e sua família. Hoje, a cidade guarda muita saudade desse artista que sempre será lembrado em seu cenário pra lá de colorido.

Até a próxima.

Capa Almofada São Paulo
Capa Almofada São Paulo

Comprar

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?