Eliton Paacy Gavião – Olhar indígena através da fotografia
Quarta Gloriosa

Eliton Paacy Gavião – Olhar indígena através da fotografia

Eliton Paacy Gavião – Olhar indígena através da fotografia

Salve, glorioses. Visualize um jovem indígena se preparando para participar de uma corrida de tora, tendo um enorme exemplar sobre o ombro direito. Sua figura, captada em contra-plongé, contrastando o tom avermelhado de sua pele com um perfeito céu azul-anil tem na luz estourada do sol a coroa do atleta, transformando-o em um deus Apolo dos trópicos; essa imagem tão forte e mesmo mitológica, com incrível qualidade fotográfica, deu ao jovem Eliton Paacy Gavião, de 18 anos, no mês passado, o primeiro lugar no Prêmio de Fotografia “Indígenas.Br”,  promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão.

O Indígenas.BR é um grande festival de produção artística e cultural dos povos indígenas de todo o Brasil, conforme nos mostra os trabalhos dos 20 finalistas, do Rio Grande do Sul ao Amazonas, nos ofeecendo o seu olhar sobre sua própria cultura. 

Foi graças a um projeto educacional  inovador, “Coisa de Índio” (do Coletivo 105 e do Instituto Makarapy), que Eliton passou a registrar a rotina da sua pequena aldeia, Governador Gavião, do Povo Pyhcopcati.

O objetivo do projeto é utilizar o audiovisual como meio de dar voz às comunidades indígenas, capacitando multiplicadores ao mesmo tempo em que registram hábitos e conhecimentos tradicionais. Assim, o projeto permite que cada indígena fale por si, de sua realidade, através das lentes de suas câmeras. Tendo esse objetivo, Eliton deixou a cidade de Amarante para registrar a rotina em outras aldeias, e acabou por fotografar uma corrida de Tora entre os povos Timbiras e Xavante que aconteceu em Brasília no ano passado. 

Em apenas quatro anos, desde quando Eliton teve acesso à sua primeira câmera, muita coisa aconteceu e Eliton agora integra o Mídia Índia, uma ação coletiva de comunicação indígena e nacional. Ele e seus companheiros do projeto entenderam a força que uma imagem tem. 

Acompanhe todas as ações da Mídia Índia aqui, bem como o projeto Coisa de Índio. Por mais iniciativas que preservem a cultura ancestral indígena, onde temos tanto para aprender. 


LOJA BEMGLÔ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?