Documentários para comemorar o Dia Mundial do Rock
Arte & Cultura

Documentários para comemorar o Dia Mundial do Rock

Documentários para comemorar o Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, o concerto Live Aid reuniu mais de 180.000 pessoas nos estádios John F. Kennedy, na Filadélfia (EUA), e Wembley, em Londres (UK), em um megaevento para arrecadar fundos para a Etiópia no combate à fome. Nas transmissões por satélite, foram mais de 1.5 bilhão de espectadores em todo o mundo. A união de artistas como Madonna, David Bowie, Paul McCartney, Led Zeppelin, Queen, The Who, U2, Black Sabbath, Elton John, entre outros, em torno da causa social fez daquela data o Dia Mundial do Rock.

O evento teve uma segunda edição em 2005, 20 anos depois, para pressionar Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos (países do G8) a perdoar a dívida externa dos países mais pobres que sofrem com a fome. Uma prova da influência dos grandes nomes da música e o interesse social existente no rock. Para comemorar este dia, indicamos abaixo alguns documentários para que você conheça alguns desses grandes nomes.

Documentários com muito rock!

Janis: the little girl blue


Sinopse: “Ela criou um lugar para as mulheres no mundo do rock. Ela foi a pioneira. Seu nome: Janis Joplin. A garota branca com uma voz feroz, com soul, que invadiu a cena musical dominado pelos homens. Nascida em uma pequena cidade do Texas, Janis, que morreu em 1970, aos 27 anos, ganha agora um documentário que revela a história de um ícone, uma mulher em uma América ultraconservadora, lutando contra seus demônios interiores e vícios, e que em apenas poucos anos de carreira a marcaram para sempre”.

Garoto de Liverpool


O Garoto de Liverpool não é bem um documentário, mas uma cinebiografia: um filme que flerta com a ficção mas retrata a história de John Lennon, um dos fundadores dos Beatles, que veio a ser uma das bandas mais populares de todos os tempos. O filme é baseado no livro “Imagine: Crescendo com o meu irmão John Lennon”, escrito pela irmã do músico Julia Baird, e mostra um jovem solitário, abandonado pela família e com um relacionamento conflituoso com a mãe, que encontra refúgio principalmente nas amizades como Paul McCartney, seu futuro companheiro de banda. O filme chegou a receber 5 indicações ao Oscar.

Bowie: o homem que mudou o mundo


David Bowie foi um cantor, compositor e produtor musical britânico que revolucionou o mercado musical nos últimos 50 anos. Bowie lançou músicas de protestos, experimentou diversos estilos musicais, consagrou-se como “Camaleão do Rock” por uma estética sempre irreverente, e foi o rosto de uma geração mais independente principalmente na chamada “libertação gay”. O documentário “Bowie: O homem que mudou o mundo”, dirigido por Sonia Anderson, busca retratar a potência deste artista que extrapolou a música e influenciou a moda, a arte e a cultura do entretenimento.

Raul: O Início, o Fim e o Meio


Sinopse: “Enquanto o mundo fervilhava no ritmo frenético de Elvis Presley, um menino da Bahia deu a luz ao Rock no Brasil. Um jovem sem limites que conquistou o coração e a mente de milhares de fãs, Raul Seixas foi um homem que virou mito. O filme desvenda por imagens raras de arquivo, encontro com familiares, conversas com artistas, produtores e amigos, a trajetória da lenda do Rock brasileiro. Raul Seixas morreu jovem porque viveu intensamente e queria viver da sua obra e morreu por ela”.

 

Filtro dos Sonhos Tecido P - Rede Asta
Filtro dos Sonhos Tecido P – Rede Asta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?