Começando sua própria horta em casa
Atitude Bemglô

Começando sua própria horta em casa

Começando sua própria horta em casa

Para começar a produzir uma horta em casa, basta querer e se organizar. Dentre os benefícios, os que se destacam são a possiblidade de comer um alimento orgânico, livre de tantos agrotóxicos e é claro, a economia.

Este período do inverno é o momento ideal, afinal grande parte das hortículas são plantadas ou semeadas para o consumo ser no final da primavera ou verão. Anote as dicas e preste bastante atenção para que tudo dê certo no processo até a colheita. 😉

fruta
fruta

Onde colocar uma horta?

O local perfeito é onde há mais exposição do sol (5 a 6 horas por dia). A exposição ideal é a poente, porém a nascente também é muito boa para a maioria das hortas.

Algumas opções não exigem tanta luz do sol e não se importam de estar à sombra. São elas: rabanetes, couves, acelgas, manjericão, espinafre, erva-cidreira e rúcula. Se há bastante luz do sol, pode-se plantar principalmente tomate tomate, pimenta, alface, abóboras, cebolinha, alho, cenouras, ervilhas, cebolas, entre outros.

Como organizar?

Não é necessário um espaço grande para cultivar hortículas. Um local com 5,10 ou 20 metros quadrados já é suficiente. Delimite a zona da horta com madeiras, pedras ou tijolo.

Sementeiras precisam estar em bandejas?

Não é necessário colocar sementeiras em bandejas. Se tiver espaço, reserve um canteiro e semeie em linhas colocando uma etiqueta com a data da sementeira e a espécie.

sementeira
sementeira

Como alimentar o solo?

Hortículas precisam de muita matéria orgânica que deve ser adicionada uma ou duas vezes por ano, de preferência um composto produzido por você. Encontramos esta mistura que você pode preparar e usar como adubo:

– Matéria orgânica/húmus de minhoca (1/3)

– areia (1/3

– composto de plantação (1/3) da sua compostagem (processo de compostagem com restos de cascas e alimentos) ou comprada em lojas especializadas.

Se o seu solo é pobre e duro cave-o e adicione matéria orgânica (húmus ou estrume) e alguns sacos de substrato hortícola (pelo menos nos 10- 20 cm superficiais).

Como regar?

Se sua horta é maior do que 6 ou 7 metros quadrados, será preciso construir um sistema de rega gota a gota. No verão, principalmente, as hortículas precisam ser regadas todos os dias e nos picos de calor até duas vezes por dia. Caso não exista um sistema de rega automática, tenha um ponto de água e uma mangueira.

Regar
Regar

Quais ferramentas você vai precisar?

– Enxada grande e/ou pequena (para cavar)

– Ancinho (pentear e aconchegar as sementeiras)

– Sachola (para moldar)

– Pá larga para transplantar

– Pá de plantar

– Tesoura de poda

– Faca de colheita

– Regador de jato fino ou chuveiro

Materiais necessários

– Cesto para colheita

– Balde

– Carrinho de mão (indispensável para transportar os materiais, plantas e substratos se a horta for grande)

– Adubo orgânico

– Substrato

O que posso plantar?

Antes de mais nada, reflita sobre seu dia a dia e pense no que gosta de comer, o que sempre está presente em sua cozinha e no que poderá ser plantado em vista do espaço.

Outro fator muito importante é a plantação de flores e aromáticas (alecrim, hortelã, salva, etc.) ao redor da horta para proporcionar um equilíbrio biológico. Pesquise sempre, tenha paciência e mãos à obra! 😀

Até a próxima.

Linha de aromaterapia
Linha de aromaterapia – Começando sua horta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?