Ceia tropical
Atitude Bemglô

Ceia tropical

Ceia tropical

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza…”

Por que não inserir alimentos do nosso Brasil na ceia? Sabemos que somos fortemente influenciados pela cultura norte-americana e com isso o Natal não fica de fora. Até a nossa decoração às vezes imita neve (!) e outras coisas que nada tem a ver com nosso clima e realidade…É claro que não deixaremos de celebrar essa data, momento valioso onde estamos com nossa família, não acha? Mas a gente pode dar esse toque e fazer toda a diferença!  A seguir, algumas sugestões para tornar a sua ceia mais saudável, saborosa e light:

Conjunto 6 Facas Cabo Euro
Conjunto 6 Facas Cabo Euro

Comprar

– O pernil deve ser evitado, pois é uma carne muito gordurosa para ser consumida em uma época do ano como a do Brasil. A sugestão dos nutricionistas é a substituição pelo lombo que, por ser uma carne mais seca, deve ser recheado com verduras, legumes e molhos leves, como o de laranja.

– As frutas são a pedida mais comum das dicas de ceia saudável. Nas saladas típicas, as frutas mais mencionadas são pêssegos, ameixas e frutas da safra do verão.

– As castanhas e nozes, mesmo sendo alimentos antioxidantes e ricos em vitamina “E”, são de alto valor calórico, portanto, sempre vem seguido do pedido de moderação na porção destes alimentos.

– Os aperitivos gordurosos, que são usados para o recheio dos pratos principais, também são mencionados como alimentos que contém grande valor calórico e, portanto, devem ser evitados.

– As frutas cristalizadas contem muito açúcar e os nutricionistas dão a dica para que sejam substituídas por frutas secas/desidratadas ou frescas, que possuem vitaminas e fibras.

– Evitar os pratos muito condimentados e industrializados, dando preferência aos temperos naturais, como alho, cebola, tomate e ervas aromáticas, como salsinha, alecrim, manjericão, tomilho, etc.

– Dar preferência ao assado, grelhado ou cozido em detrimento as frituras, que necessitam de grande quantidade de óleo no preparo.

– Substituir a manteiga pelo azeite de oliva.

– Para os cremes que temperam as saladas, utilizar iogurte desnatado ou pouca quantidade de maionese light.

– Hortaliças e legumes crus fornecem mais fibras. O cuidado extra apenas na hora de higienizá-los adequadamente (sempre lavar em água corrente e depois deixar os alimentos de molho em água limpa com solução de hipoclorito de sódio).

– Utilizar, sempre que puder, alimentos light para compor as preparações, tornando os pratos menos calóricos. Você pode reinventar uma série de receitas tradicionalmente calóricas ao optar por itens mais leves e saudáveis.

Enfim, dá para optar por muita coisa gostosa e adequada a esta época super quente, não é? Use sua criatividade e tenha uma ceia maravilhosa!

Boas festas e depois conta pra gente como foi a sua ceia, combinado?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?