Bill Viola no Sesc Paulista
Arte & Cultura

Bill Viola no Sesc Paulista

Bill Viola no Sesc Paulista

Bill Viola é um artista norte-americano que produz um tipo de trabalho ainda curioso ao público: o videoarte. Com projeções, criatividade sonora e imponentes instalações, Bill já recebeu mais de 10 prêmios ao redor do mundo: desde os Estados Unidos, com o seu primeiro Polaroid Video Art Award em 1984, ao Japão, com o mais recente Praemium Imperiale, em nome da Associação de Artes Japonesa em 2011. Suas criações são pioneiras no trato artístico às imagens em movimento, e todo este universo pode ser visto no Sesc Paulista com a exposição “Bill Viola – Visões do Tempo”.

Capela de Ações Frustradas e Gestos Fúteis (2013). Imagem: Kira Perov.

Sobre a exposição de Bill Viola

Em colaboração com o Bill Viola Studio, a exposição reúne obras desde o início da carreira de Bill, em 1970, até as séries de vídeo mais recentes como Martyrs, de 2014, e Transfigurations, de 2007. Um dos destaques é a instalação Nascimento Invertido, de 2014, que ocupa toda a altura do andar onde um homem suporta diversos tipos de líquidos, como óleo, tinta e leite. A curadoria por Juliana Braga de Mattos e Sandra Leibovici, ao lado de Kira Perov, esposa de Viola. A proposta é, através destes trabalhos, dialogar o tempo, desacelerar e investigar os ciclos da vida. Como descreve a apresentação do Sesc, as peças do budista Bill “estão frequentemente ligadas à história da arte e abordam assuntos e conceitos como a percepção e espiritualidade”.

Martyrs (2014) é outra obra que chama atenção. Nela, um grupos de pessoas são colocadas à diversas provas naturais: tempestade, vento, fogo, tornados. De forma minuciosa sentimos as adversidades que fazem parte do cotidiano. A experiência humana observada em detalhe é característica presente na grande maioria de seus vídeos, além do debate sobre tecnologia, desenvolvimento e o próprio tempo. Além das obras, também será exibido uma série de programas experimentais e históricos do artista. Para assistir, porém, é preciso retirar ingressos com 30 minutos de antecedência. Confira mais informações no site.

Nascimento Invertido (2014). Imagem: Kira Perov.

A exposição é gratuita e permanecerá no Sesc Paulista até o dia 09 de setembro. As visitações ocorrem de terça a sábado, das 9h às 22h. Domingo e feriado, das 10h às 19h. A unidade fica localizada na Av. Paulista, 119, capital de São Paulo.

 

Colar Retângulo Bordado - Rede Asta
Colar Retângulo Bordado – Rede Asta

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?