Vincent Willem Van Gogh foi um pintor holandês considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos. Morou na França e na Bélgica e enquanto estava vivo vendeu apenas um quadro entitulado “O vinhedo vermelho”. Seu reconhecimento só se deu mesmo após sua morte.
Van Gogh era filho de pastor da igreja reformada e chegou a estudar teologia em Amsterdã. Trabalhou na loja de um tio e se dedicou a evangelização durante um tempo até passar a se dedicar mais a pintura. Mais tarde foi diagnosticado com depressão, passando por diversas crises com bebidas fortes e neste período cortou o lóbulo da própria orelha esquerda. Em 1890, o pintor teve uma melhora considerável e começou a pintar freneticamente. Suas obras possuem um estilo único, com muitas cores e energia.
Mais tarde, no entanto, sua doença retornou levando Van Gogh a tentar suicídio atirando contra o próprio peito. Passou as últimas 48 horas da sua vida conversando com o irmão e na manhã do dia 29 de julho de 1890 o artista morreu. Por ter atentado contra a própria vida, perdeu o direito de ser velado e enterrado nas dependências da igreja local, mas durante o enterro seu caixão foi coberto com suas flores preferidas: girassóis. Inclusive, uma das suas principais obras é a tela “Os Girassóis”.
Depois conta para gente o que você achou do artista, combinado?
Até a próxima!