Já que você veio até aqui, vou te segurar falando alguns bons motivos para você preparar esse prato “deuso”, ok? Risoto é um prato mega simples de fazer, sendo sua base o arroz (arbóreo, risoto mais firme ou Carnaroli, risoto mais cremoso – Usaremos o primeiro) e o diferencial é o acompanhamento que você irá adicionar, neste caso é o funghi secchi, sempre caprichando no tempero, é claro.
O funghi é uma espécie de cogumelo super nutritivo, rico em vitaminas e sais minerais. Seu sabor é bem acentuado e levemente terroso, entretanto adapta-se facilmente aos demais temperos, deixando seu sabor mais leve, porém encorpado. Quanto às nozes, elas são uma das mais crocantes das oleaginosas e agregam o sabor e a textura ideais para o prato, sem falar do charme que fica!
Então chega de blá blá blá e mãos à obra. Vamos aos ingredientes!
1 Xícara de Funghi Secchi
2 Xícaras de água fervente
Alho picado, ervas e tempero a gosto
3 Punhados por pessoa (medir com a mão) de arroz arbóreo
1/2 Xícara de nozes picadas
1 Copo (americano) de vinho branco seco
2 Colheres (sopa) de manteiga (de preferência a clarificada)
1 Cebola média picada
2 Xícaras de parmesão ralado grosso.
Preparo:
(Parte 1) Tratando dos ingredientes: Lave bem o Funghi em água corrente, coloque em uma vasilha com as 2 xícaras de água fervente e deixe por, no mínimo, 30 minutos. Quando estiver bem hidratado e macio, escorra a água em uma panela ou fervedor e pique bem os cogumelos. Acrescente as ervas e temperos à água do Funghi e complete com água (até completar + ou – 1,5 litro) e coloque este caldo para ferver. Mantenha fervendo sempre, em fogo baixo.
(Parte 2) Preparando o risoto: Coloque a margarina, a cebola e o alho e refogue até dourar. Acrescente o Funghi picado e os punhados de arroz e refogue mais 1 minuto. Coloque o vinho e marque exatos 20 MINUTOS. Mexendo sem parar, vá adicionando o caldo que está fervendo na outra panela, sempre aos poucos, conforme o risoto vai secando e pedindo mais água. Mantenha este ritmo até acabar o tempo. O ponto do risoto para desligar a panela é com ele bem molhado. Desligue o fogo e adicione o parmesão e as nozes, mexa bem e é só servir!
Para acompanhar, um vinho branco (tinto ou seco). Se for um jantar romântico, capriche nas velas. Caso seja para amigos e família capriche nas gargalhadas. Em ambos os casos, prepare-se para uma chuva de elogios!
Depois conta pra gente o que achou, combinado?
Até a próxima!