Respeito é bom e todos gostam. Além disso, sabemos que não dá para vivermos sozinhos e temos que aprender a lidar com o outro. Este aprendizado enquanto nos relacionamos com a sociedade acaba trazendo benefícios para nós mesmos e é sobre isso que quero falar hoje.
Mais respeito, por favor
Você já parou para pensar que é por meio dos relacionamentos que evoluímos? Ninguém vive sozinho em uma ilha deserta e se vivêssemos, não aprenderíamos tantas coisas. Nós nos enxergamos no outro e nesse jogo de afinidades e diferenças, entendemos a essência humana de se ajudar e de crescer juntos.
Somos mais de seis bilhões de pessoas no mundo e cada pessoa tem uma característica diferente, ou seja, fica realmente impossível querer que todos pensem de forma igual. Além disso, seria muito chato. Portanto, entender as diferenças e abrir espaço para o outro é essencial. A verdade é que somente respeitamos verdadeiramente o outro quando o aceitamos da forma como ele é. Aceitar é permitir que outro demonstre sua essência, sem controles ou manipulações.
Respeito é o valor que nos move a tratar o outro com atenção, consideração e importância. Respeito gera respeito. Portanto, quando agimos dessa forma levamos o outro a fazer o mesmo e é assim que construímos um mundo melhor.
Precisamos urgentemente de paz, mas só conquistaremos isso quando começarmos a trabalhar estes valores desde pequenos. Lá em casa, sempre me preocupei com o diálogo e falamos sobre todos os assuntos, sem barreiras ou pré-julgamentos. O amor e o respeito vem sempre em primeiro lugar e só depois abrimos um debate. Dessa forma, conseguimos viver em paz e entendemos que nem todo mundo precisa pensar igualzinho.
E você, como pratica o respeito no seu dia a dia?
Beijos,
Gloria.