Por que preferir cosméticos naturais?
Quarta Gloriosa

Por que preferir cosméticos naturais?

Por que preferir cosméticos naturais?

Salve, Glorioses!

Hoje, na nossa Quarta Gloriosa, trago uma reflexão sobre cosmética natural, usando um ditado que gosto muito: “o hábito faz o monge”. “Hábito” traz um duplo sentido, se referindo à vestimenta, que é parte externa mas também indica a dura rotina de oração e privação, que é parte interna, de quem opta pela vida monástica. Ou seja: para ser um monge, precisa haver um trabalho dentro e fora, que se complementam.

Esse ditado sublinha a importância do que fazemos conosco, na rotina dos nossos cuidados básicos, como lavar os cabelos e hidratar a pele. A higiene é irmã da boa saúde. Hoje, nós já sabemos que aromas delirantes, lindas embalagens e promessas milagrosas contém ativos que podem ser nocivos à nossa saúde, poluindo a água e o solo, como é o exemplo do Petrolato, derivado do petróleo, que não é biodegradável e está presente em condicionadores, máscaras de tratamento, leave-ins, produtos de banho, produtos para a pele, produtos para barbear, bronzeadores. Como não é solúvel em água, prejudica todos os organismos aquáticos, os solos e torna a água impura para consumo.

A cosmética tradicional, ou podemos dizer, convencional, faz uso de insumos que devem ser evitados. É o exemplo do Petrolato, que é usado pela indústria em em condicionadores, máscaras de tratamento, leave-ins, produtos de banho, produtos para a pele, produtos para barbear, bronzeadores porque ele tem baixo custo. O problema é que os petrolatos não são solúveis em água, ou seja, é totalmente prejudicial aos organismos aquáticos e torna a água impura para consumo. Ele também possui alto poder de adsorção, ou seja, impregna nos solos, e não é biodegradável. O Parfum, por exemplo, é usado mesmo em produtos “sem perfume”. Mistura de compostos químicos que pode chegar a 5 mil ingredientes, que podem provocar alergias e asma. Alguns são nocivos a peixes e outros animais. Silicones tem os mesmo impactos negativos e são usados em cosméticos para suavizar, alisar o toque, normalmente em hidratantes para pele e cabelo. Esses são só alguns dos vários insumos usados pela indústria tradicional.

Hoje nós já sabemos que aromas delirantes, lindas embalagens e promessas milagrosas podem conter ativos nocivos à nossa saúde, se utilizados diariamente, ao longo dos anos. Os cosméticos naturais atendem às suas necessidades sem comprometer o futuro do planeta, isso representa um marco inovador, baseando-se em um tripé que engloba aspectos econômicos, ambientais e sociais. Quero aproveitar a oportunidade e convidar vocês a conhecerem marcas brasileiras de cosméticos naturais que estão na Bemglô e mudar seus hábitos de cuidados pessoais, para o bem da sua saúde e do Planeta.

Conhecimento gera autonomia e as nossas pequenas escolhas diárias causam grande impacto. Veja mais detalhes sobre os riscos biológicos associados aos cosméticos.
Confira o vídeo desse assunto no IGTV.
Um beijo e até a próxima Quarta Gloriosa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.