Alguns já praticam, outros tem interesse ou já ouviram falar…Mas a maioria nem faz ideia dos benefícios dessa modalidade. Tudo é realizado em cima de um tapete para diminuir o atrito do corpo contra o chão, e a Yoga não é apenas um exercício físico, é um conjunto de movimentos, exercícios de concentração e respiração que juntos trabalham várias partes do nosso corpo. Se a mente não está em equilíbrio, o corpo pode não responder rápido e vice-versa, portanto, a Yoga se torna completa para qualquer pessoa e em qualquer idade!
De origem hindu, a Yoga é conhecida como a ciência da sabedoria. Alguns dos benefícios adquiridos são o bem estar físico, mental e espiritual. A criança fica mais calma, o adolescente aprende a lidar com as mudanças provocadas por hormônios, a grávida fica mais equilibrada, tranquila e preparada para o parto e muito mais. Enfim, muita coisa boa, não é mesmo?
O primeiro benefício é corrigir a respiração e através dela você conseguirá:
– Melhorar a qualidade de sono eliminando a insônia;
– Flexibilidade e fortalecimento muscular
– Eliminação de inchaço;
– Eliminação da rigidez muscular;
– Correção postural;
– Diminuição da ansiedade;
– Eliminação da depressão;
– Aumento significativo da concentração e memorização;
– Autoconhecimento;
– Melhora do humor;
– Melhora circulação sanguínea;
– Regulariza o funcionamento de todos órgãos
A seguir, os tipos de Yoga. Encontre o que mais se adequa a você!
Hatha Yoga: Este é o estilo mais popular de yoga no Ocidente. Tem o foco na saúde do corpo, sem tanto aprofundamento filosófico. O objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo. Gerou dezenas de ramificações e estilos em todo o mundo.
Combina com quem: Prefere um foco maior no corpo.
Ashtanga Yoga: Uma ramificação do Hatha criada pelo indiano Sri K. Pattabhi Jois, que ainda ensina a técnica na região de Mysore, na Índia. É das práticas mais vigorosas atualmente, trabalhando com seis séries fixas, que vão sendo aprendidas progressivamente, exigindo um grau cada vez maior de força, flexibilidade e consciência.
Combina com quem: Tem resistência para atividades físicas e práticas bem fortes e que gosta de trabalhar o corpo.
Iyengar Yoga: Desenvolvido pelo indiano B.K.S. Iyengar (que foi aluno do mesmo mestre do criador do Ashtanga), é também uma ramificação do Hatha. A principal característica do método é o conceito de que o alinhamento do corpo desperta experiências escondidas, tornando conscientes os condicionamentos que moldam as nossas estruturas musculares.
Combina com quem: É mais detalhista e prefere uma prática intensa, porém com mais foco na postura do que na repetição.
Power Yoga: Outra ramificação do Hatha, também bem vigorosa, combina movimentos fortes com respiração dinâmica, aliando posturas do yoga com exercícios e movimentos extras.
Combina com quem: Gosta de treinos mais fortes e busca melhorar o condicionamento físico, além da flexibilidade e força.
Kundalini Yoga: Durante muitos anos foi considerada uma prática secreta. Tem por objetivo a subida da kundalini (energia que fica adormecida na base da coluna, no primeiro chakra, e que vai subindo junto com a expansão da consciência do indivíduo).
Combina com quem: Quem busca um trabalho não só físico mas também espiritual e energético, que procura a expansão da consciência.
Raja Yoga: Meditação é a palavra-chave deste tipo de yoga, cujo significado é real, da realeza . Seu objetivo é o desenvolvimento espiritual do indivíduo e não tem foco no esforço físico.
Combina com quem: Quem é mais introspectivo, gosta ou quer aprender a meditar e não faz questão de uma atividade física mais forte.
E aí, curtiram? Depois conta pra gente qual tipo de Yoga combina mais com você, combinado?
Até a próxima!