Rotina de tratamento para todo tipo de pele
Moda Consciente

Rotina de tratamento para todo tipo de pele

Rotina de tratamento para todo tipo de pele

Os diferentes tipos de pele carregam características específicas quanto à textura, opacidade, tamanho dos poros, dentre outros traços. A pele do rosto é uma das áreas mais sensíveis, expostas e que necessita de cuidados especiais de todo o corpo. Cada tipo de pele necessita de um tratamento e atenção diferentes, por esse motivo separamos algumas dicas que vão ajudar você a identificar qual é o seu tipo de pele e quais os passos que você deve seguir diariamente para ter uma pele viçosa, saudável e jovem por mais tempo.

Qual é o meu tipo de pele?

Pele seca

A pele seca é uma pele que não produz muito óleo natural, pouco elástica, costuma descamar com facilidade, é sensível, tem propensão a desenvolver rugas mais facilmente, irritações, áspera, dá sensação de repuxamento e etc. É uma pele que não contém muito brilho e nem viço, por esses motivos é o tipo de pele que requer mais cuidados.

Utilize sabonete líquido hidrante de boa qualidade, evite banhos muito demorados em água muito quente e não esfregue a pele com a toalha, procure secá-la delicadamente. Além disso, sempre aplique um bom creme hidratante para pele seca em todo o corpo, respeitando as indicações do fabricante. Você também pode fazer uma esfoliação na pele pelo menos 2 vezes ao mês para retirar as células mortas e facilitar a hidratação.

É importante evitar soluções à base de álcool, o uso de óleos e ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Outra dica é usar o óleo de Macadâmia ou o óleo de Rosa Mosqueta, que possui propriedades que nutrem profundamente a pele e ajudam a atenuar estrias, cicatrizes e rugas na pele.

Pele oleosa

A pele oleosa produz óleo em excesso, deixando os poros abertos, e por isso há a propensão no desenvolvimento de espinhas internas, externas e cravos. Isso deixa o rosto brilhoso, e a alta produção de sebo poderá até desenvolver uma seborreia, e por isso sempre vale a pena consultar o melhor tratamento com um dermatologista.

Ter uma oleosidade natural e controlada é algo bastante importante para a saúde e firmeza da pele. Mas o problema está no excesso, que costuma trazer danos e desconfortos. Quem tem o tipo de pele oleosa pode tratá-la através de métodos simples, baratos e com produtos naturais, como por exemplo com o uso de uma máscara facial.

Máscara facial para pele oleosa

Ingredientes

Leite

1 colher (de sopa) de mel

3 colheres de sopa de talco para bebês

Como usar

Coloque o talco e o mel em um recipiente e aos poucos vá adicionando leite e mexendo até ficar uma mistura homogênea. Lave o rosto com um sabonete apropriado para seu tipo de pele e aplique a mistura na face com a ajuda de um pincel. Espere a mistura agir por cerca de uma hora e retire com água morna. Repita o procedimento quinzenalmente.

Pele normal

Se a sua pele é normal, isto é, se existe um equilíbrio da pele, a limpeza diária deve ser feita sempre com um agente de limpeza suave. Os tônicos para a pele normal devem conter baixas concentrações de álcool, além de ativos calmantes e adstringentes como extrato de hamamélis. O hidratante deve ser suave e preferencialmente em loção, geralmente contendo água e óleos mineirais.

Pele mista

A pele mista, como já diz o seu nome, é uma mistura de todos os tipos de pele. A sua principal característica é a zona T oleosa (queixo, nariz e testa) e a outra parte como a bochecha pode ser tanto pele seca quanto pele normal. Se o seu tipo de pele é misto, a limpeza deve ser feita com um sabonete líquido suave ou uma loção de limpeza, que deve ser usada 2 vezes ao dia.

Somente na zona T a limpeza deve ser complementada com um tônico com baixo teor alcoólico e com adstringentes suaves. Os hidratantes mais indicados são os de textura suave, além de um creme específico para a área dos olhos. Entre os princípios ativos em evidência estão as ceramidas, o ginkgo biloba e o ácido hialurônico. Já os fotoprotetores indicados devem ser livres de óleo ou gel em creme e a esfoliação pode ser feita 1x por semana.

Esfoliação para pele mista

Meio mamão

1 colher (sopa) de açúcar cristal

Amasse o mamão e misture com o açúcar. Com movimentos leves e circulares, vá esfoliando a pele por três minutos. Enxágue bem o rosto e em seguida aplique um tônico facial ou uma loção adstringente.

 

Um grande segredo da pele bonita, independentemente do tipo, é beber mais água e tomar menos sol. Assim você a manterá hidratada, com um brilho saudável e protegida do envelhecimento precoce que o excesso de sol causa. Experimente nossas dicas e nos conte o resultado!

 

Repelente Neem Concentrado - Uso Humano
Repelente Neem Concentrado – Uso Humano

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?