Dica de Cardápio Semanal
Nas Panelas

Dica de Cardápio Semanal

Dica de Cardápio Semanal

Comer fora todo dia, por mais prático que pareça ser em meio às atribulações do trabalho, não é nada barato. Também pode não ser muito saudável como uma comida caseira e pra quem tem restrições alimentares é mais difícil ainda. Para uma comida que seja 100% o que a gente gosta e precisa, e garantir uns trocados no final da semana, preparar seu próprio almoço ainda é o ideal. Uma dica é aproveitar a feira de domingo, ou uma única ida ao mercado, para se programar e organizar o que comprar para garantir o almoço de toda a semana de trabalho.. Pra te ajudar, listamos abaixo algumas dicas, de receitas simples às mais saborosas, para você começar a se divertir fazendo o próprio cardápio semanal.

Montando o seu cardápio semanal

Segunda

Se você aproveitou para comer muito no final de semana, a nossa dica é que o almoço de segunda-feira seja um prato leve. Como as verduras compradas no domingo também não costumam durar muito, aproveite para prepará-las logo no início da semana. Que tal uma salada de folhas verdes com fatias de frango grelhado?

Ingredientes

150g de filé de frango

8 folhas de alface crespa e roxa média

1/2 maço de rúcula

1/2 xícara de broto de feijão

Tomate secos a gosto

1 colher de suco de limão-siciliano

2 colheres de azeite

100g de palmito pupunha

meia colher de mostarda

meia colher (chá) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 copo de iogurte natural desnatado

Preparo: Corte o filé de frango em tiras, tempere com o sal e pimenta a gosto e grelhe em uma frigideira. Com as folhas lavadas, junte o broto de feijão, tomate seco e palmito. Para o molho, misture o suco de limão com azeite, sal e pimenta a gosto. Acrescente a mostarda e o iogurte ao final. Para servir, monte uma camada com a salada, o frango e o molho por cima.

Terça

Terça-feira ainda é um dia leve, e seguindo a mesma lógica de aproveitar os alimentos mais perecíveis, a sugestão é um espaguete de abobrinha ao molho bolonhesa.

Ingredientes

1 abobrinha bem grande

250 g de carne moída

1 lata de molho de tomate

Salsinha

Sal e pimenta a gosto

1/4 xícara de mussarela ralada

Manjericão a gosto

Preparo: Fatie a abobrinha em tiras longas. Cozinhe os filetes de abobrinha em água fervente por 3 minutos, escorra bem e reserve. Para o molho, doure a carne moída e quando a carne estiver bem sequinha, acrescente o molho de tomate, sal, pimenta e manjericão. Deixe levantar fervura para que o molho engrosse. Para servir, cubra o fundo de uma assadeira com a abobrinha, cubra com molho, salpique a mussarela e leve ao forno preaquecido por 35 minutos, até gratinar.

Quarta

Para quarta-feira, a dica é um prato super caseiro, suculento e que dá bastante sustância: bife a rolê.

Ingredientes

6 bifes de alcatra

6 tiras de bacon

Óleo

1 cebola picada

1 lata de extrato de tomate

Manjerona

Cheiro verde

Sal

Pimenta do reino

Preparo: Tempere os bifes e coloque a fatia de bacon no meio. Enrole e prenda com um palito. Em uma panela de pressão frite os bifes e em seguida a cebola. Acrescente o extrato de tomate, a manjerona, o sal e pimenta. Coloque água e deixe cozinhar por 30 minutos. Ao final, acrescente o cheiro verde e sirva com arroz.

Quinta

Para algumas pessoas, fazer peixe pode ser algo complicado, mas a receita de peixe assado com purê vai provar como vale à pena garantir um almoço no seu cardápio semanal digno de qualquer restaurante.

Ingredientes

1/2 kg de filé alabote ou pangasius

200 g de azeitona picada

1 vidro de palmito picado

2 cebolas cortada em rodelas

3 tomates sem sementes picado

1/2 kg de batata

1 caixa de creme de leite

150 gramas de mussarela fatiada

Sal, limão, orégano e azeite

Preparo: Tempere os filés com sal e limão. Unte um refratário com azeite e arrume os filés, coloque por cima a cebola, o palmito, o tomate e a azeitona. Leve ao forno médio por cerca de 20 minutos. Neste intervalo, prepare o purê: cozinhe as batatas na pressão por 10 minutos. Depois, esprema para fazer o purê e acrescente o creme de leite, sal e orégano a gosto. Retire o peixe do forno, se desfazendo do excesso de água, e cubra com o purê. Coloque por cima as fatias de mussarela e volte ao forno para gratinar. Sirva com arroz.

Sexta

Para a sexta-feira, a receita pro seu cardápio semanal é rápida, leve e divertida: crepioca de berinjela ao forno.

Ingredientes

1 berinjela pequena

5 ovos

2 colheres de goma de tapioca

1 xícara de queijo ralado

1 colher (café) de fermento em pó

Sal a gosto

Noz-moscada a gosto

Preparo: Corte a berinjela em rodelas e coloque de molho em água por 20 minutos, fazendo uma troca dessa água na metade do tempo. Depois escorra e reserve. Em um recipiente, bata os ovos com a tapioca, metade do queijo ralado, fermento, sal e noz-moscada até ficar em uma textura de creme.. Unte uma travessa com azeite, disponha uma camada de rodelas de berinjela e cubra com o creme. Repita as camadas e cubra com queijo ralado. Leve ao forno preaquecido a 180° C por 20 minutos.

 

Quando cozinhamos em casa, é muito fácil cairmos no tradicional arroz e feijão, mas também é possível desenvolver um cardápio semanal diversificado que é tão interessante quanto as comidas de restaurante. Porém, cozinhar em casa será sempre mais barato. Experimente essas delícias e depois compartilhe com a gente suas receitas especiais!

 

So Bags Laranja - Conservador de Alimentos
So Bags Laranja – Conservador de Alimentos

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?