Sustentabilidade na educação infantil
Vida Saudável

Sustentabilidade na educação infantil

Sustentabilidade na educação infantil

Estamos na era da sustentabilidade. A cada dia mais pessoas buscam mudar os seus hábitos para cuidar melhor da Terra, nossa casa. E mesmo que ainda tenhamos um caminho longo pela frente, podemos perceber que cada pequena ação pode ter um grande impacto na recuperação do planeta. E é justamente pensando em espalhar esses aprendizados que se torna importantíssima a discussão sobre sustentabilidade na educação infantil.

Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta e o senso de responsabilidade para com as gerações futuras. Para isso, é importante sensibilizá-las de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações.

Parte importante do ensinamento da sustentabilidade na educação infantil começa em casa. A ajuda dos pais e tutores em conversas com seus filhos, netos, afilhados, sobrinhos (entre outros laços que não necessariamente biológicos) sobre o que é o consumo e quais os seus efeitos, bem como o ensinamento sobre temas como descarte do lixo, alimentação, o que é e como funciona a reciclagem são algumas iniciativas que podem ajudar as crianças a construir um melhor entendimento sobre questões ambientais. Isso tudo pode provocar uma mudança de atitude e comportamento super positiva.

Como inserir a sustentabilidade na educação infantil

Ensine-os a não desperdiçar água

Por muito tempo foi até comum para muitas pessoas ver a água como um recurso infinito. Agora, pensa-se duas, três vezes antes de ligar a torneira, especialmente depois da crise hídrica que atingiu parte da população brasileira. E esse hábito deve seguir assim, com ou sem crise de água! Ensine os pequenos a escovar os dentes de torneira fechada, usando um copo de água para enxaguar a boca, a não tomar longos banhos com o chuveiro muito tempo aberto, dentre outros.

Separem o lixo

O ideal é ter em casa todas as lixeirinhas para cada tipo de resíduo. Se for uma realidade muito complicada, deixe, pelo menos, duas opções para separação (uma para os materiais orgânicos e outra para os recicláveis). As crianças vão participar do processo e, com o tempo, vai se tornar numa atividade mecânica.

Incentive os pequenos a fazerem doações

Atualmente o “quebrou vai pro lixo” está muito presente em nossa sociedade do consumo, isso quando não existe o acúmulo desnecessário de bens materiais. Se o objeto for “remodelado” ou doado a alguém que necessite, a criança vai passar a perceber que é desnecessário descartar tudo o que, na concepção dele, não presta mais. É importante frisar sempre que, ao doar algo para alguém que precise, além de ajudarmos o planeta, estamos ajudando as pessoas que vivem nele, espalhando o amor e fazendo o bem.

Economizem energia juntos

Se não tiver necessidade de a luz estar acesa, oriente as crianças a sempre deixarem o interruptor no modo “off”. Assim, elas vão se acostumar a utilizar moderadamente os recursos naturais que estão disponíveis. Se acender a luz ao entrar no quarto, deve apagar ao sair; se ligar a TV, precisa desligar quando terminar de assistir; se abrir a porta da geladeira para pegar algo, deve fechar depois. Esse tipo de hábito é essencial para um dia a dia mais sustentável de toda a família.

 

Quando falamos sobre sustentabilidade na educação infantil, estamos estimulando as crianças a terem mais cuidados com a natureza e com o meio ambiente em que estão inseridas. Geralmente as escolas têm um papel essencial na formação de cidadãos sustentáveis, mas isso tem que ser reforçado em casa! Mais do que o discurso, a ação dos pais e tutores deve ser ecologicamente consciente também, afinal os pequenos aprendem ainda mais através do exemplo. Juntos somos mais fortes!

 

 

LANCHEIRA TÉRMICA FLORAL AMARELA - REDE ASTA
LANCHEIRA TÉRMICA FLORAL AMARELA – REDE ASTA

Comprar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione sua moeda
EUREuro
Abrir Chat
Precisa de ajuda?
Olá, como podemos te ajudar?