“Dêem-me feijão com arroz (…) e eu morrerei feliz, do coração”. Vinicius de Moraes sabia o valor da boa comida: feita com amor, simplicidade e tempero do coração. Isso é não comer em vão. E como é bom! Lá em casa, Dona Lete compartilha o seu talento na cozinha e sabe bem como fazer essa comida de afeto. Nesse frio, não tem nada melhor do que uma boa sopinha! Associada a uma roda de conversa, uma fogueira ou o que você preferir, esse momento de lazer fica perfeito.
A receita da sopinha é simples, com produtos que todo mundo tem em casa e não pesa no bolso. E, pra mim, essa simplicidade contribui muito para a beleza do prato.
Como fazer a sopinha da D. Lete
Ingredientes são apenas 4: batata inglesa, couve, alho e cebola. A quantidade vai depender do quanto você quer servir. Não se prenda tanto a isso.
Vamos ao preparo: cozinhe as batatas com água e sal. Enquanto isso, refogue alho e cebola bem picadinho. Junte as batatas já molinhas, refogue mais um pouco e depois transfira tudo para um liquidificador. Você vai bater até obter um creme, e depois refogar esse creme mais uma vez, agora só com alho. Aí está o segredo. Em uma frigideira à parte, doure cebola, em sua própria água, com um pingo de manteiga Ghee e então a couve. Quando juntar tudo você vai ter a Sopinha da Dona Lete.
Como eu falei, é uma comidinha feita com simplicidade, mas também amor. Isso faz toda diferença.
Na sua casa você também tem uma receita especial? Conta pra gente!
Um beijo e até a próxima quarta.